Notícia 12 abril, 2019

Projeto Cenas Mínimas estreia com a peça El Juego de Antonia

O projeto Cenas Mínimas traz uma série de produções cênicas em pequeno formato, e estreia com a peça “El Juego de Antonia” nos dias 15 e 16 de abril. As apresentações da obra de Luciana Paz e André Carreira iniciam às 19h na sala Pitangueira do Centro Cultural (R. Eng. Luiz Englert 333 – Campus Centro). A entrada é gratuita e ocorrerá mediante distribuição de senhas – máximo de 40 lugares. Haverá doação espontânea aos artistas.

O projeto Cenas Mínimas é uma iniciativa do Departamento de Difusão Cultural (DDC/PROREXT) e ocorre na terceira semana de cada mês, sempre às segundas e terças-feiras. Ao fim do último encontro semanal, o público poderá participar de conversas com os artistas e um convidado ou convidada especial. A coordenação e curadoria do Cenas Mínimas é de Lígia Petrucci, produtora cultural do DDC.

“El Juego de Antonia” apresenta um casal, Antonia e Virgílio, que vive junto há muitos anos criando e recriando jogos que beiram o grotesco, com os quais esperam se libertar de seus medos. A peça teatral nasce do projeto Três Direções para Escuta, idealizado pela atriz Luciana Paz no ano de 2014. Nesse projeto, a atriz criou três trabalhos cênicos que partiam de dispositivos de escuta e suas reverberações no processo de criação. “El Juego de Antonia” parte da escuta dos medos da atriz, dos temores relatados pelo público que participou de suas Ouvidorias e de trechos do texto “Dos Viejos Panicos” (1967), do autor cubano Virgilio Piñera (1912-1979). André Carreira e Luciana Paz, que em “El Juego de Antonia” compartilham direção e dramaturgia, há alguns anos investigam as potencialidades relacionais da ficção com espaços públicos, realizando trabalhos que partem da ideia da cidade como dramaturgia.

O Projeto Cenas Mínimas foi idealizado para a Sala Pitangueira do Centro Cultural e tem como foco produções de pequeno formato. Os desafios que surgem em atuações de elencos reduzidos e sem espetacularidade de recursos, refletem na relação entre atores e espectadores na situação da performance. Possibilidades de contato, afetação e proximidade com ênfase na presença viva dos gestos humanos no contexto das artes cênicas: teatro, performance-arte, dança, arte circense e música.

Mais informações pelo e-mail ligia@difusaocultural.ufrgs.br ou telefone 51-3308-3933.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)