Foto: Ramon Moser
Notícia 30 setembro, 2017

Pinacoteca do IA/UFRGS recebe exposição “Na Paisagem”

Na próxima terça-feira (03 de outubro), na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS, acontece a abertura da exposição “Na Paisagem”, do artista português João Paulo Queiroz, e do Seminário “Repetição e Serialização em Práticas Artísticas Contemporâneas”, com João Paulo Queiroz, Icleia Cattani, Alfredo Nicolaiewsky e Marilice Corona.

Os eventos, que estreitam os laços de colaboração do Instituto de Artes da UFRGS com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, têm início às 17h com o Seminário “Repetição e Serialização em Práticas Artísticas Contemporâneas”. Após o seminário, às 19h, realiza-se a confraternização de abertura da exposição “Na Paisagem”, de João Paulo Queiroz, com curadoria de Icleia Cattani.

O artista, que é professor de Pintura na FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa) e, atualmente, Presidente do CIEBA, (Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da FBAUL), traz a Porto Alegre uma série de desenhos de pequeno formato, na técnica de pastel oleoso, realizados sobre papel preto. São paisagens desenhadas ao vivo, diariamente, durante o período de verão, ao ar livre, faça sol ou faça chuva. Os desenhos circunscrevem incessantemente o mesmo perímetro geográfico, registrando câmbios e nuances ao longo do tempo. João Paulo Queiroz restringe o desenho de observação ao formato quadrado, a despeito da forma retangular da folha de papel, e o espaço “que sobra” recebe anotações da data de realização e indicação da ordem de fatura e, a  cada trabalho concluído, o artista fotografa o desenho junto a seu referente, a paisagem.

O seminário “Repetição e Serialização em Práticas Artísticas Contemporâneas”, proposto como forma de diálogo com esta produção, traz os professores João Paulo Queiroz (FBAUL), Icleia Cattani (PPGAV-IA/UFRGS), Alfredo Nicolaiewsky (IA/UFRGS) e Marilice Corona (PPGAV-IA/UFRGS), com coordenação e mediação de Maristela Salvatori (PPGAV-IA/UFRGS).

Os eventos têm entrada franca e são promovidos pelo Grupo de Pesquisa Expressões do Múltiplo/CNPq. O Seminário poderá, mediante demanda, gerar certificado. A exposição permanecerá aberta ao público até dia 11 de outubro de 2017, com visitação das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)