Imagem: Divulgação
Notícia 1 setembro, 2017

Planetário da UFRGS divulga programação de setembro

O Planetário Professor José Baptista Pereira (Av. Ipiranga, 2000 – Campus Saúde) já divulgou sua programação para os domingos do mês de setembro. Serão oferecidas sessões nos dias 10 e 24 de setembro, com ingresso de 1kg de alimento não-perecível por pessoa. As apresentações acontecerão às 16h, com o programa infantil “O príncipe sem nome”, e às 18h, com o adulto “Jornada no Sistema Solar”.

O filme infantil “O príncipe sem nome” será exibido nos dois domingos, dias 10 e 24. Já o filme adulto “Jornada no Sistema Solar”, será exibido apenas no dia 10, e no dia 24 será realizada uma palestra, também para o público adulto, ao vivo na Cúpula, sobre os equinócios e as principais constelações da primavera.

O príncipe sem nome – 38min | 16h

Num planeta distante, vive sozinho o príncipe sem nome. Uma nave vinda da Terra chega com Alex e seu cachorrinho Póllux. Os novos amigos viajam juntos de volta à Terra, guiando-se pelas constelações. Durante o retorno, o príncipe conhece o Sol, a Lua e os planetas do Sistema Solar, além de descobrir muitas coisas que não existem em seu planeta de origem, como a diversidade de seres vivos.

Jornada no sistema solar – 50min | 18h

Uma nave imaginária leva os espectadores numa viagem de exploração pelos corpos celestes que compõem o nosso Sistema Solar. Sua posição na Via-Láctea e a mais famosa queda de meteorito no Rio Grande do Sul são apresentadas. A partida é ambientada se utilizando o áudio da contagem regressiva e do lançamento do segundo vôo do foguete VLS-1, da Agência Espacial Brasileira. O primeiro astro a ser visitado é a Lua, relembrando o cenário da caminhada inaugural no solo lunar, em 1969. São visitados, a seguir, os planetes interiores, sendo descritas as suas principais características. Mergulha-se na direção do Sol, observam-se as manchas e as protuberâncias solares. Depois, ruma-se para o misterioso planeta Marte, para Júpiter e as interessantes luas galileanas, assim como Saturno e os demais planetas gigantes. A viagem prossegue para as regiões mais distantes do Sol.

Solicita-se aos interessados que cheguem com antecedência, pois as sessões têm vagas limitadas e não é permitida a entrada na sala após o início das apresentações. Para mais informações, acesse o site do Planetário da UFRGS.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)