Gustavo Diehl/ UFRGS
Notícia 8 janeiro, 2020

Planetário tem programação de férias em janeiro

Sempre de terça à quinta-feira até o final de janeiro, o Planetário Prof. José Batista Pereira proporciona à comunidade uma programação de férias que abrange passeios pelo sistema solar através de filmes para o público infantil, o conhecimento do céu através do folclore brasileiro, sessões de cúpulas e cursos de reconhecimento do céu. A programação que ocorre de 07 a 30 de janeiro contempla atividades gratuitas como contação de histórias, oficinas e jogos educativos.

As exibições de filmes trazem nas terças-feiras  às 16 horas, O Príncipe sem Nome, com 37 minutos de duração, para crianças a partir de 5 anos de idade. Solitário em seu planeta, o Príncipe Sem Nome com os amigos Alex e o cachorrinho Pólux, passeia pelo Sistema Solar e descobre a variedade de organismos que fazem da Terra um planeta único. Este programa apresenta o Sol, a Lua, o fenômeno da sombra, as constelações e suas principais estrelas, os planetas e a diferença entre estes e as estrelas.

Às quartas-feiras, o Planetário Digital exibe os filmes Formas Aventuras de Zito, às 15 horas e 15h30 minutos, respectivamente. O primeiro aborda a forma da Terra e dos planetas utilizando metáforas lúdicas e exibe dois clipes de música de estilo folclórico nordestino que falam do céu e das estrelas em linguagem semelhante ao cordel. A sessão dura 15 minutos. As Aventuras de Zito, com 12 minutos de duração, traz a história do mascote do Planetário da Unipampa, que viaja de seu planeta até a Terra, conhecendo as constelações do Cruzeiro do Sul, Órion e Cão Maior. A sessão conjunta é sugerida para crianças de até 8 anos. No dia 29, também uma quarta-feira, será a vez da exibição de Cosmos, para o público adulto.

Já nas quintas-feiras tem a exibição de Sou Parecido com as Estrelas, às 16 horas, que tem duração de 50 minutos. Nome, idade, tamanho não são particularidades apenas dos seres da Terra. Os habitantes do céu também têm sua própria cor, nomes estranhos e são consideradas jovens, mesmo que tenham milhares de anos. Observadas por árabes, gregos, indígenas, os homens sempre mantiveram uma comunicação com elas. O programa é indicado para o público a partir de 9 anos.

A programação de férias do Planetário prevê ainda oficina em libras sobre o sistema solar, conversas astronômicas e roda de conversa. Os ingressos para as exibições custam R$ 5,00 (pagos somente no cartão de crédito/débito) ou 1 kg de alimento não perecível por pessoa. A bilheteria abre às 14h. O público deve chegar com antecedência, pois não é permitida a entrada na sala de projeção após o início da sessão.

O Planetário fica na Avenida Ipiranga, 2000, na esquina com a Rua Ramiro Barcelos, em Porto Alegre. Mais informações pelo telefone (51) 3308-5384 ou no site do Planetário.

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)