Imagem: Web
Notícia 16 novembro, 2018

Planetário/UFRGS apresenta exposição sobre história das mulheres na computação

Até o dia 30 de novembro (sexta-feira), o Planetário Professor José Baptista Pereira (Av. Ipiranga, 2000 – Campus Saúde, Porto Alegre) apresenta a exposição Enigma – Mulheres na Computação, promovida pelo Projeto Enigma. A mostra é aberta ao público e tem entrada franca. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

O nome Enigma foi inspirado na máquina eletromecânica que, na Segunda Guerra Mundial, era usada pelos alemães para enviar mensagens cifradas. Além de ter sido necessário na guerra, o uso da máquina levou à invenção do primeiro computador. Nesta época, até cerca de 20 anos atrás, a participação das mulheres na área da computação e informática era significativa. Desde então, a presença feminina nestas áreas não é tão divulgada. Neste sentido, através da reutilização e uso consciente de materiais, a mostra tem como objetivo aumentar a visibilidade e representatividade feminina no mundo da informática. As obras expostas no Planetário são construídas com resíduos de lixo, principalmente, eletrônico.

O Projeto Enigma é uma ação de Extensão vinculada ao Colégio de Aplicação e tem como objetivo tornar visível o trabalho de mulheres na área da informática. Participam do grupo estudantes de Engenharia de Computação, Ciências Sociais, Artes Visuais e Teatro, sob coordenação das professoras Clevi Rapkiewicz (Engenharia de Sistemas e Computação) e Simone Fogazzi (Artes Visuais). Mais informações sobre o grupo e sua produção podem ser encontradas no site do Projeto Enigma.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)