Foto: Carlos Nascimento
Notícia 23 novembro, 2018

Planetário/UFRGS realiza atividades de reflexão sobre a educação inclusiva

Em dezembro, com a intenção de refletir sobre as políticas e programas para uma educação inclusiva, o Planetário Professor José Baptista Pereira (Av. Ipiranga, 2000 – Campus Saúde, Porto Alegre) realiza o Programa Planetário Inclusivo. O projeto marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12) e o Dia Nacional do Cego (13/12) e promove ações que estimulam a aprendizagem destas pessoas através do conhecimento produzido socialmente e nos meios acadêmicos, agregando valor e respeitando meios e modos de aprendizagem.

No dia 2 de dezembro, às 20h, ocorre apresentação do Projeto Processo Intuitivo – Música, Cinema e Memória. Como forma de ingresso, solicita-se o pagamento de R$5,00 (pagos somente no cartão de crédito/débito) ou a doação de 1kg de alimento não-perecível por pessoa.

Já no dia 3 de dezembro (segunda-feira), a partir das 16h, o Planetário realiza a abertura oficial da exposição multiformato Tocando Marte – conhecendo os planetas, que fica disponível até o dia 16 de dezembro. Ocorre também a cerimônia de lançamento do livro Rimas universais sobre grãos astronômicos, de Carolina Vernier. A obra é baseada na oficina Terra como um grão de pimenta, da professora aposentada do Instituto de Física da UFRGS Maria Helena Steffani, que foi diretora do Planetário de 2002 a 2017.

No mesmo dia, o professor do Depto. de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS Eduardo Cardoso e sua orientanda Carolina Vernier debatem sobre o tema Recursos e estratégias de comunicação multiformato em uma roda de conversa. As inscrições para participar desta atividade devem ser feitas até o dia 29 de novembro por formulário online. A confirmação será dada por e-mail. As vagas são limitadas.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)