Foto: Andrielle Prates
Notícia 28 novembro, 2017

Ponto UFRGS inaugura no 83º aniversário da Universidade

Nesta terça-feira, data que comemora o 83º aniversário da Universidade, ocorreu a inauguração do Ponto UFRGS – Produtos Institucionais, espaço que busca valorizar as produções intelectual e cultural da Universidade a partir da comercialização de objetos exclusivos que dialogam com o cotidiano acadêmico. O evento contou com uma apresentação do Coral da UFRGS e com as falas da Pró-Reitora de Extensão, Sandra de Deus, do Reitor Rui Vicente Oppermann e do ex-Reitor Carlos Alexandre Netto.

A solenidade iniciou com uma retrospectiva feita pela Profª Sandra. A Pró-Reitora contou que o Ponto UFRGS foi gestado ao longo de quatro anos e nasceu do desafio de criar um ambiente que unificasse a comunidade interna da instituição. Ela afirma que não foi uma tarefa fácil, sobretudo pela responsabilidade que envolveu, mas que os momentos de euforia foram recompensadores. “A cada vez que chegava uma peça nova nós vibrávamos,”, comentou Sandra, “e o que temos aqui hoje é o olhar desta Universidade, composta por seus estudantes, técnicos e servidores.”.

Carlos Alexandre Netto, Reitor no período que o projeto surgiu, concorda que foi um desafio, mas acrescentou crer que é justamente através dos desafios que a Universidade avança. Ele aproveitou o momento para lembrar a notícia divulgada ontem (27) pelo Ministério da Educação, que apontou a UFRGS como a melhor universidade federal do país. “O Ponto UFRGS é, talvez, o melhor presente que a UFRGS pode dar e receber nesta data”, completou.

Para encerrar, o atual Reitor, Rui Vicente Oppermann, manifestou que a Universidade compreende uma capacidade de buscar o novo e conceber propostas que instigam a sociedade como um todo. Nesse sentido, o ponto de encontro configura uma nova forma de relacionamento entre a UFRGS e a sua comunidade. A FAURGS, entidade parceira na viabilização do Ponto UFRGS, participou da inauguração com a presença de seu presidente, Sergio Nicolaiewsky.

O Ponto UFRGS – Produtos Institucionais confecciona e comercializa produtos que visam à gestão da marca da Universidade, como roupas e acessórios. Também estão disponíveis os materiais desenvolvidos em cerâmica pelo Objeto Identidade, projeto de extensão coordenado pelo professor do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes, Rodrigo Nuñez. Parte do acervo ainda conta com a identidade de obras dos artistas Eduardo Vieira da Cunha e Joaquim da Fonseca.

Programação de aniversário

O aniversário da Universidade prossegue sendo comemorado com atividades culturais. Nesta noite, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se apresenta em concerto no Salão de Atos. O maestro David Del Pino, diretor da Orquestra Sinfônica de Rosário, e o pianista Cristian Budu, primeiro brasileiro a vencer o prestigiado concurso de piano Clara Haskil (Suíça, 2013), são os convidados para dividir palco com a Ospa. No repertório, obras de Robert Schumann, Christoph Willibald Gluck e Richard Strauss.

A programação do fim de semana contará com a apresentação “Paixão pela dança”, do Grupo Tchê. Os eventos são gratuitos e ocorrem no Salão de Atos, nos dias 2 de dezembro, às 20h, e 3 de dezembro, às 18h. No dia 12 de dezembro, o espetáculo de Natal Korvatunturi encerra as atividades às 20h, também no Salão de Atos.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)