Foto: Acervo DEDS
Notícia 13 julho, 2017

“Por Dentro da UFRGS” discute acesso ao ensino superior em escolas públicas

O Programa de Extensão de Apoio ao Acesso ao Ensino Superior “Por Dentro da UFRGS” iniciou, na última quarta-feira (12), a atividade de acompanhamento a escolas públicas de ensino médio pelos estudantes que concluíram a ação de capacitação “Ações afirmativas e acesso ao ensino superior”. A partir de palestras e oficinas, a iniciativa discutiu sobre as formas de ingresso na Universidade (ENEM, SiSU, Concursos Vestibulares, sistema de cotas) e a política de assistência estudantil para estudantes cotistas na Escola Ponche Verde, em Gravataí/RS. A próxima instituição a integrar a ação será a Escola Vinicius de Moraes, também de Gravataí, que visitará o Campus Saúde da UFRGS no dia 18 de julho, terça-feira.

O acompanhamento de estudantes da rede pública compõe o segundo eixo de atuação do “Por Dentro da UFRGS”. O primeiro eixo contempla o oferecimento de ações de capacitação para formação de multiplicadores e o terceiro, a criação de um cursinho pré-vestibular (ou pré-Enem) popular e gratuito. Os instrutores estão aptos a esclarecer dúvidas que envolvam inscrição no vestibular, opções de cursos, isenção de taxas, bolsas de auxílio, restaurantes universitários, casas de estudantes, bibliotecas e todos os meios que facilitem não apenas o ingresso na UFRGS, mas todo o caminho até a diplomação. A ideia é que os estudantes das escolas públicas conheçam o que a UFRGS disponibiliza em termos humanos, didáticos e materiais para que eles façam parte desse universo de conhecimento.

O Programa é uma iniciativa do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, Coordenadoria de Ações Afirmativas e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRGS. Para mais informações, acesse o site do DEDS/UFRGS.

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)