Foto: Isadora Garcia
Notícia 4 abril, 2019

Professor da UFRGS publica artigo sobre Astronomia e desenvolvimento social em revista científica britânica

O diretor do Observatório Astronômico da UFRGS, Alan Alves Brito, teve seu artigo, com título Astronomy for development in Portuguese speaking countries (Astronomia para o desenvolvimento em países de língua portuguesa), publicado na revista britânica Nature. O artigo aborda a educação e a divulgação da Astronomia como ferramenta de desenvolvimento. A publicação apresenta os resultados do projeto Portuguese Language Office of Astronomy for Development – PLOAD (Escritório de Língua Portuguesa de Astronomia para o Desenvolvimento) e tem a colaboração de pesquisadores e professores do Brasil e de outros países lusófonos.

Segundo Brito, que também é professor e pesquisador do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS, o artigo reflete sobre “as barreiras materiais e simbólicas que têm historicamente retirado certos sujeitos do protagonismo da ciência e da tecnologia”. Além dele, também escreveram o artigo os pesquisadores Patricia Figueiró Spinelli, Valente A. Cuambe, Ivanilda Cabral, Joana Latas e Rosa Doran. O objetivo deles é mostrar como, por meio da Astronomia, é possível potencializar alteridades, considerando marcadores sociais da diferença, como o gênero, a etnia, a raça, a classe, a geração e a acessibilidade. “Este artigo é, de certa forma, histórico, uma vez que mostra, numa das revistas de grande prestígio internacional, sobre como as ciências exatas (e a ciência básica) podem contribuir para discutir temas cruciais do Brasil e de outros países da lusofonia”, esclarece Brito. Os autores da publicação defendem que a educação, a pesquisa e a inovação são essenciais para uma economia mais forte, uma redução da pobreza e também uma melhoria no que se refere à igualdade de renda e de oportunidades. O professor da UFRGS explica que, além do apoio da PROREXT, muitas das ações descritas no artigo são realizadas no âmbito da Extensão da Universidade.

O projeto PLOAD valoriza espaços para a realização de educação informal, aprendizagem e disseminação da ciência, como é o caso dos planetários, observatórios e museus. Além disso, o grupo também tem promovido programas de inclusão, diversidade e equidade e organizado cursos, seminários e workshops que reflitam sobre a inclusão social na Astronomia. Em abril deste ano, Alan Alves Brito estará no evento de comemoração ao centenário da União Astronômica Internacional, em Bruxelas, participando de um painel para discutir o papel social da ciência para a inclusão.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)