Foto: DEDS.
Notícia 8 fevereiro, 2019

Programa Convivências atua em comunidade quilombola de Arroio do Meio até 10 de fevereiro

As atividades de vivência do Programa Convivências 2019 está em andamento desde o último domingo (3). Dez estudantes de diferentes cursos de graduação da Universidade (Ciências Sociais, Engenharia Civil, Psicologia, Enfermagem, Artes Visuais, Letras, Ciências Biológicas, Pedagogia e Biomedicina) e técnicos do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) da Pró-Reitoria de Extensão realizam a vivência na Comunidade Quilombola de São Roque, em Arroio do Meio (RS), até este domingo (10), realizando ações interdisciplinares junto à comunidade local.

Entre as atividades realizadas durante a vivência estão oficinas educativas (envolvendo dança, jogos interativos, teatro, entre outros), visita de espaços de referência da comunidade, a realização de um censo com vistas à sistematização de dados que possam ser úteis à associação comunitária. Todas as atividades contam com participação ativa da comunidade, possibilitando a cooperação dialógica entre ela e os estudantes, um dos fundamentos principais desenvolvidos e proporcionados pelo Convivências.

A Comunidade Quilombola de São Roque é composta por cerca de 80 descendentes de africanos. A aproximação do DEDS com a comunidade ocorreu por meio de indicação do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ). As visitas precursoras ao local ocorreram durante o ano de 2018, a fim de que a equipe que atuaria na vivência pudesse conhecer a comunidade e estabelecer vínculos. O município de Arroio do Meio fica a 121 quilômetros de Porto Alegre, próximo à cidade de Lajeado. O local onde se encontra a comunidade fica a 600 metros de altitude.

Promovido pelo DEDS desde 1996, o Programa Convivências propõe um encontro de saberes entre a Universidade e comunidades populares da Grande Porto Alegre e do interior do estado, como quilombolas, indígenas e periféricas. Através de uma metodologia participativa de construção de conhecimentos, atuam estudantes de graduação, professores e técnico-administrativos da UFRGS de diversas áreas, os quais têm a oportunidade de conviver junto a essas comunidades durante o período de recesso escolar.

Veja abaixo algumas imagens da vivência na Comunidade Quilombola São Roque:

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)