Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Notícia 8 novembro, 2018

Programa de Português para Estrangeiros abre vagas

O Programa de Português para Estrangeiros (PPE) está com inscrições abertas para sete cursos de português gratuitos para alunos da UFRGS e comunidade externa. O nível de proficiência mínimo para participação é intermediário, mediante autodeclaração. Interessados devem se inscrever pelo formulário online até dois dias antes da atividade começar, de preferência. Após o preenchimento, devem esperar e-mails com confirmação de matrícula. Cada atividade tem 20 vagas.

O Curso 4, Curso de português para falantes de espanhol – Preparação para entrevistas formais, tem como foco preparar falantes de espanhol para entrevistas de emprego, ingresso extra-vestibular para refugiados na UFRGS ou qualquer outro tipo de entrevista em língua portuguesa. Nas aulas, será trabalhado o desenvolvimento da oralidade através da conversação. Os encontros ocorrerão nos 10, 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro (sábados), das 8h30 às 12h30, na Sala 310 do Instituto de Psicologia (Campus Saúde).

O Curso 5, Curso de português para estrangeiros – Preparatório para ingresso de refugiados na graduação da UFRGS, busca preparar estrangeiros em situação de refúgio para o processo de ingresso em cursos de graduação da Universidade. As aulas abordarão o sistema de seleção, o edital, a leitura e a produção textual da carta de interesse e a entrevista oral. A oficina começou em 3 de novembro e continuará nos dias 10, 17 e 24 de novembro (sábados), das 8h30 às 12h30, na Sala 207 do Instituto de Psicologia (Campus Saúde).

Já no Curso 6, Panorama da canção popular – A música que dá forma e compasso à identidade brasileira, as aulas focam, através de audições comentadas das canções, nos usos, funções e práticas sociais distintas na sociedade brasileira. Ao longo dos encontros, serão estudados os gêneros musicais matrizes na Canção Popular Brasileira, como o Samba, a Bossa Nova e MPB, a Tropicália e o Baião. Cada aula apresentará um breve panorama sócio-histórico do contexto de produção das músicas relativas à época e seus desdobramentos na cultura. O curso ocorrerá nos dias 9, 16, 23 e 30 de novembro (sextas-feiras), das 18h às 22h, na Av. Alberto Bins, 900 – Solução Vestibulares (Centro de Porto Alegre).

O Curso 7, Curso de português para estrangeiros – Violência contra a Mulher: da ficção à realidade, acontecerá no dia 26 de novembro (segunda-feira), das 8h30 às 12h30, no Campus do Vale (sala a ser definida). O objetivo é trabalhar com produção oral e leitura de textos de diferentes gêneros do discurso sobre a temática violência contra a mulher.

Por sua vez, o Curso 8, Curso de português para estrangeiros – Quero trabalhar no Brasil [2ª edição], ocorrerá no Campus Centro (sala a ser definida) no dia 21 de novembro (quarta-feira), das 18h às 22h. A aula abordará questões sobre a elaboração de curriculum vitae em português e sobre a preparação para entrevista de emprego no Brasil.

Já o Curso 9, Curso de português para estrangeiros – Trabalho, é voltado à compreensão de textos multimodais sobre trabalho e produção de textos em português. O encontro ocorrerá no dia 24 de novembro (sábado), das 14h às 18h, no Campus Centro (sala a ser definida).

O Curso 10, Curso de português para estrangeiros – Quero trabalhar no Brasil [3ª edição], com a mesma proposta do Curso 8, será no dia 29 de novembro (quinta-feira), no Campus Centro (sala a ser definida), das 18h às 22h.

Os Cursos 1, 2 e 3, já divulgados, estão com turmas fechadas.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)