Imagem: Divulgação
Notícia 12 julho, 2017

Programação do Interlúdio 2017 inicia em 25 de julho

O Projeto Interlúdio inicia a edição de 2017 no dia 25 de julho, terça-feira. Criado em 2010, a iniciativa apresenta recitais mensais públicos de alunos ou grupos musicais. Neste ano, amplia sua atuação, realizando concertos mensais na Sala João Fahrion, no Salão de Atos e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sempre no horário das 12h30.

Interlúdio significa trecho de música instrumental que se intercala entre as várias partes de uma longa composição. Nascido da parceria entre os departamentos de Música do Instituto de Artes (DEMUS) e o de Difusão Cultural (DDC) da UFRGS, o evento propõe um momento de pausa no dia a dia, convidando a todos a prestigiar e participar das apresentações. Por meio dos concertos, o projeto realiza a difusão da produção artística do corpo discente do DEMUS, buscando divulgar a atuação dos alunos em formação, além de oferecer à comunidade acadêmica a chance de entrar em contato com a música de câmara de uma maneira diferente da habitual.

Programação:

Bruno Teneos Gernhardt

25 de julho
Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro)

Natural de São Leopoldo, Bruno Teneos Gernhardt cursa o Bacharelado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi premiado entre os três primeiros colocados em alguns concursos nacionais realizados em São Paulo, Uberlândia e Porto Alegre, como o Souza Lima, o Cora Pavan Caparelli e o Casa da Música. No piano solo, Bruno interpretará Beethoven, Bach, Chopin e Guarnieri.

Coral da UFRGS

29 de julho
Hospital de Clínicas (R. Ramiro Barcelos, 2350 – Santa Cecilia)

O Coral da UFRGS já realizou apresentações no Rio Grande do Sul, em outros 13 estados brasileiros e outros países, como Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. Diretamente vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, o Coral constitui a Associação Artística Coral Universitário do Rio Grande do Sul, sem fins lucrativos. O grupo é aberto à participação de alunos, professores e funcionários da Universidade e pessoas da comunidade em geral.

Quinteto Austro

29 de agosto
Sala João Fahrion (Av. Paulo Gama, 110, 2° andar da Reitoria – Campus Centro)

A banda de sopro Quinteto Austro surge da ideia de cinco músicos, colegas de orquestra, com um desejo em comum de produzir recitais de música de câmara, procurando valorizar as obras de compositores brasileiros do século XX, com instrumentos como oboé, clarinete, flauta, fagote e trompa. No repertório, estão artistas como Radamés Gnattali, Dimitri Cervo, Alexandre Schubert , Liduino Pitombeira e Willames S. Costa.

Wendell Rodrigues da Rosa e Louise Nunes

5 de setembro
Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro)

Wendell Rodrigues da Rosa iniciou seus estudos de contrabaixo acústico em 2014 na Casa de Cultura de Esteio, ingressando na orquestra Jovem de Esteio, na orquestra jovem da Ospa e na Orquestra Jovem do RS em 2015 e atualmente cursa Bacharelado em Contrabaixo Acústico no Instituto de Artes da UFRGS. Louise Nunes é bacharel em piano pela Universidade Federal de Santa Maria, tendo atuado como professora do curso de Extensão em Música da UFSM e como pianista da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Atualmente é integrante do Coro Sinfônico da OSPA e cursa mestrado em Práticas Interpretativas na UFRGS. Com repertório para piano e contrabaixo, a dupla interpretará Dragonetti, Ditersdorf, Rachmaninoff e Niccolo Paganini.

Coral Viva la Vida

26 de setembro
Hospital de Clínicas (R. Ramiro Barcelos, 2350 – Santa Cecilia)

O Coral Viva La Vida foi criado em 2015, para compartilhar a música “Viva la Vida” (Coldplay) numa apresentação com o grupo dinamarquês Vocal Line. Desde então, mantém a característica de ser composto por cantores experientes, que atuam também em outros coros da região. O repertório variado tem músicas e arranjos inéditos, no intuito de difundir a nossa cultura do canto coral dentro e fora do Rio Grande do Sul, bem como a música vocal a cappella nacional e internacional, com nomes como Fito Paez, Gilberto Gil e Steve Wonder.

Rafael Iravedra

26 de setembro
Sala João Fahrion (Av. Paulo Gama, 110, 2° andar da Reitoria – Campus Centro)

Nascido na Argentina, Rafael Iravedra é mestre em Música – Práticas Interpretativas (violão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem Especialização Superior em Violão pelo Conservatório Luis Gianeo, na cidade de Mar del Plata. Atualmente é doutorando em Práticas Interpretativas pela UFRGS e professor substituto de violão e Prática de Conjunto no Curso Técnico em Instrumento Musical no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. No repertório para violão solo, Rafael interpretará nomes como Astor Piazzola, Gustavo Leguizamón, Carlos Aguirre e Alberto Ginastera.

Lucas Correia Lima

31 de outubro
Sala João Fahrion (Av. Paulo Gama, 110, 2° andar da Reitoria – Campus Centro)

Lucas Correia Lima é violonista erudito, jovem músico nascido em Pelotas, RS. Realizou concertos em diversos países da América do Sul, apresentando um amplo repertório, incluindo performances solo, grupos de câmara e concertos com orquestra. Bacharelando pela UFRGS, participou de diversos festivais de música, nos quais estudou com concertistas de renome e foi premiado em concursos nacionais e internacionais. No programa constam artistas como Leo Brouwer, Albert Roussel, Bach, Domenico Scarlatti, Enrique Granados, Juan Antonio Sánchez, Joaquin Rodrigo e Mertz.

Jean Lopes

21 de novembro
Sala João Fahrion (Av. Paulo Gama, 110, 2° andar da Reitoria – Campus Centro)

Natural de Porto Seguro – BA, Jean Lopes é licenciado em música pela UFRGS e está cursando o bacharelado em violão clássico na mesma universidade. Atualmente vem desenvolvendo e intensificando seus trabalhos como compositor e instrumentista. Atua tocando repertório para violão solo e de música de câmara. Seus trabalhos atuais incluem duos de violão e voz e duos de violão, além de ser um dos integrantes do “Grupo UPA!”. A proposta para o recital é apresentar um trabalho autoral para violão solo, com músicas compostas entre os anos de 2012 e 2017.

Lucas Correia Lima e Guilherme Lopes

28 de novembro
Hospital de Clínicas (R. Ramiro Barcelos, 2350 – Santa Cecilia)

O duo surgiu em 2017 com o interesse dos músicos em difundir o repertório de concertos para violão e orquestra com redução para piano. O grupo é formado pelos músicos Guilherme Lopes Corrêa, orientando pela Profa. Cristina Capparelli no curso de bacharelado em piano e Lucas Correia Lima, pelo Prof. Paulo Inda no curso de bacharelado em violão. Lucas e Guilherme interpretarão peças de Joaquin Rodrigo e Manuel Maria Ponce.

Eduardo Xavier e Lucas Brum

28 de novembro
Sala João Fahrion (Av. Paulo Gama, 110, 2° andar da Reitoria – Campus Centro)

Eduardo Xavier e Lucas Brum se conheceram ao ingressarem no curso de Música Popular da UFRGS em 2016. Com interesses e linguagens em comum, começaram a compor e arranjar peças do repertório popular – principalmente brasileiro – para a formação de guitarra (Eduardo) e violão (Lucas). Juntos, formam o LE Duo, que tem como principal objetivo continuar o desenvolvimento da música popular no Brasil. O programa do duo contém obras autorais e também de nomes como Chico Buarque, Edu Lobo, Nelson Faria, Milton Nascimento, Márcio Borges, João Bosco, Toninho Horta, Clarice Assad, Caetano Veloso, Guinga e Bill Evans.

Para mais informações, acesse o site do DDC/UFRGS.

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)