Foto: Acervo do Projeto
Foto: Acervo do Projeto
Notícia 7 dezembro, 2017

Projeto “Cidadãos do Futuro” realiza cerimônia de premiação em Uruguaiana

No dia 30 de novembro, no Parque Agrícola Pastoril, em Uruguaiana/RS, o terceiro ano do projeto “Cidadãos do Futuro” encerrou as atividades deste ano com a premiação dos melhores trabalhos. A atividade tinha como objetivo desenvolver atividades educacionais em comunidades rurais da região. Em 2017, participaram da ação estudantes do 6º ao 9º ano, que trabalhou o tema “Conhecendo a sua região”.

O projeto foi uma realização conjunta entre o Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro) da UFRGS, a Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana e a Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Nesta edição, propôs-se aos/às estudantes que escrevessem uma redação que abordasse as questões histórias, geográficas e econômico-sociais do município, identificando desafios e sugerindo oportunidades. Em seguida, criaram um plano de negócios para complementar a renda familiar.

Na premiação, estavam presentes o prefeito da cidade, Ronnie Peterson Colpo Mello, o secretário de educação, Emerson Barreto Ortiz, o presidente do Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana, Sérgio Tellechea, o coordenador do NESPro/UFRGS, Prof. Júlio Barcellos e a coordenadora de Ensino do Meio Rural, profª. Mariana Vasconcelos, além de representantes da comunidade, funcionários da prefeitura e produtores da região. Enquanto ocorria o evento, os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal visitaram o 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Uruguaiana, onde tiveram a oportunidade de conhecer a rotina, as instalações e os equipamentos do exército.

O prêmio foi uma viagem com acompanhante para conhecer os principais pontos turísticos da capital Porto Alegre para cada aluno e aluna. Além disso, as escolas participantes do projeto irão receber kits esportivos, e a escola campeã, um data show. Os premiados para as categorias melhor redação, projeto livre e plano de negócio foram:

Redação

1º lugar: 8º ano da E. M. E. F. Professor Patrício Lopes
2º lugar: 7º ano da E. M. E. F. Dom Fernando Tarrago

Projeto livre

1º lugar: 6º ano da E. M. E. F. Alceu Wamosy
2º lugar: 6º ano da E. M. E. F. Dr. Crespo de Oliveira

Plano de negócio

1º lugar: 7º ano da E. M. E. F. Professor Patrício Lopes
2º lugar: 9º ano da E. M. E. F. Professor Patrício Lopes

Escola campeã

E. M. E. F. Professor Patrício Lopes

O projeto “Cidadãos do Futuro” busca mostrar as oportunidades do meio rural para crianças e jovens de Uruguaiana/RS. Em 2017, participaram do projeto 308 alunos do 6º ao 9º ano de quatro escolas de ensino fundamental do meio rural. No mesmo período, atividades físicas e de história da região foram realizadas com 298 alunos do 1º ao 5º ano.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)