Foto: Gisele Endres
Notícia 14 setembro, 2016

Projeto “Conta Mais” do Museu da UFRGS é apresentado no 17° Salão de Extensão

Na manhã de ontem (13) tiveram início as tertúlias do 17° Salão de Extensão. O Museu da UFRGS esteve presente na roda de debate na Sessão 9 – Educação e Práticas Inclusivas com o Projeto de Extensão “Conta Mais”, coordenado por Carla Elisabete Silva. O projeto foi apresentado pela estudante Morgana Duarte. “Esse é o baú que eu conto as histórias”, disse, iniciando a apresentação, com o Baú das Histórias nas mãos, “mas, hoje, eu vou contar a história do ‘Conto Mais’”, afirmou brincando.

O “Conta Mais” é um projeto de extensão que oferece atividades de contação de histórias para públicos de diversas faixas etárias, que acontecem no Museu da UFRGS e nas escolas parceiras da rede pública de Porto Alegre. Hoje, o público atendido contempla também a Creche da UFRGS, o Asilo Padre Cacique, a Brinquedoteca da UFRGS e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Eva Carminatti.

Os trabalhos desenvolvidos pela atividade de extensão são A Hora da História, em que a contadora Morgana relata uma história, que pode ser acompanhada com recursos como fantoches, flanelógrafo, álbum seriado e outros. E a Caixa-Estante, um recurso com livros infantis e juvenis, oferecidos aos professores de escolas parceiras, por meio de empréstimo, para trabalhar com os alunos em sala de aula.

A estudante e contadora, Morgana Duarte, destacou em sua fala a experiência que os acadêmicos ganham com o Projeto de Extensão: formação da responsabilidade social, atuação como agentes transformadores e o desenvolvimento do vínculo a partir da contação.

As tertúlias acontecem até o dia 15 no Salão de Extensão, sempre das 9h até às 12h, no Prédio 43211 no Instituto de Letras, no Campus do Vale. Para conferir a programação acessewww.ufrgs.br/salaodeextensao/tertulias.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)