Notícia 27 novembro, 2019

Projeto de extensão “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos BR” oferece oficinas na Câmara dos Deputados

O projeto de extensão Mil Brinquedos, Mil Sorrisos BR, desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS, foi convidado para oferecer oficinas de adaptação de brinquedos na Câmara dos Deputados, em Brasília. As oficinas ocorrerão na próxima terça (03), das 9h às 14h, são abertas ao público e fazem parte da Semana de Valorização das Pessoas com Deficiência, evento promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

No dia seguinte às oficinas, na quarta-feira (04), serão expostos os brinquedos no Hall da Taquigrafia. Além dos brinquedos desenvolvidos nas oficinas, o Mil Brinquedos, Mil Sorrisos BR levará alguns brinquedos produzidos na UFRGS. “A ideia é sensibilizar para o direito de brincar com igualdade”, explica o coordenador do projeto, Eduardo Cardoso, docente da Faculdade de Arquitetura.

O Programa Mil Brinquedos, Mil Sorrisos tem visa recolher brinquedos com um sistema eletrônico simples para serem transformados em brinquedos passíveis de serem utilizados por crianças com deficiência através da adaptação com acionadores externos. O objetivo é capacitar os participantes e a comunidade em geral para adaptar brinquedos de acionamento eletrônico simples para utilização por crianças com deficiência, seja ela físico-motora, cognitiva e/ou sensorial. Os brinquedos adaptados são doados. A campanha Mil Brinquedos, Mil Sorrisos foi criada há quase dez anos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) em Leiria/Portugal. Esta entidade tem convênio com a UFRGS há três anos e a partir das atividades desenvolvidas em conjunto pretende-se então viabilizar a execução deste projeto também no Brasil.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)