Notícia 17 dezembro, 2020

Projeto de extensão realiza entrega de Natal de brinquedos adaptados a crianças com deficiência

O projeto de extensão “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos BR” está realizando neste final de ano a entrega de mais de 300 brinquedos com acionadores de pressão para que crianças com deficiência física possam receber presentes de Natal adaptados às suas condições. Nesta terça-feira (15), foram efetuadas entregas no Educandário São João Batista e na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Porto Alegre. Na semana que vem, as entregas ocorrerão na Kinder e na Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo (Afapa) da capital gaúcha.

Coletar brinquedos para serem adaptados a crianças com deficiência física é o principal objetivo do projeto de extensão “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos BR”. O trabalho consiste na adaptação do circuito de alimentação de cada brinquedo, de modo que ele possa ser utilizado a partir de um acionador externo que ativa o seu funcionamento. Para que o brinquedo possa ser adaptado, é preciso que ele tenha funcionamento simples, do tipo liga/desliga (nesta postagem do projeto no Facebook, é possível saber quais os tipos de brinquedos que o projeto recebe para a adaptação). O acionador adaptado é feito de material reciclado, como CDs e outros materiais de sucata.

Coordenado por Eduardo Cardoso, professor da Faculdade de Arquitetura, o projeto está atuando em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre na Campanha do Brinquedo 2020 – até o dia 25 de dezembro, está recebendo recebeu pilhas e brinquedos eletrônicos novos ou em ótimo estado, de funcionamento simples, podem ser doados em algum dos mais de 30 pontos de coleta espalhados pela capital gaúcha para serem destinados à UFRGS, onde será realizada a adaptação e posterior doação a instituições beneficentes.

O “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos BR” conta também com o apoio  do Ministério Público do Trabalho, do Sindilojas e do Gabinete da Primeira Dama de Porto Alegre, por intermédio da Diretoria Geral de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte da Prefeitura da capital.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)