Imagem: Web
Notícia 11 fevereiro, 2019

Projeto Pega Leve debate sobre saúde mental dos universitários na FCE

No dia 18 de março, o projeto de Extensão Pega Leve promoverá a palestra Pega leve: saúde mental do estudante universitário na Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da UFRGS. A atividade ocorrerá no Auditório da FCE (Av. João Pessoa, 52, 3º andar – Campus Centro), às 18h30. O evento é gratuito, tendo como foco estudantes da própria faculdade, universitários da UFRGS e outras universidades. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Os palestrantes Daniel Luccas Arenas, médico residente em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro, e Franco Zortéa, estudante de medicina da UFRGS, debaterão sobre a naturalização de práticas não-saudáveis no ambiente acadêmico, apresentando possibilidades de uma trajetória universitária que não comprometa a saúde e a qualidade de vida dos estudantes. O evento terá como objetivo desconstruir a noção de que perder noites de sono para fazer trabalhos, trocar refeições por horas a mais de estudos ou se sentir desmotivado por não acompanhar o andamento das disciplinas devam ser hábitos normais do universitário. O encontro abordará temas como as condições estruturais e institucionais que influenciam na saúde mental dos estudantes e promoverá trocas sobre estratégias para identificar, em si e nos colegas, sinais de que algo está errado, fornecendo orientação sobre onde buscar ajuda. Os participantes também receberão breves dicas para lidar com o estresse e a ansiedade no cotidiano.

O Pega Leve é vinculado à Faculdade de Medicina da UFRGS e tem como principal objetivo criar uma rede de identificação e encaminhamento adequado de estudantes que estão com a saúde mental em situação de risco, além de visibilizar a questão na universidade. O grupo atua promovendo a Semana da Saúde Mental, treinamentos de monitores para identificação de fatores de risco e sintomas, rodas de conversa e projetos de pesquisa sobre o tema. Para mais informações e atualizações sobre atividades, entre em contato pela página do projeto ou pelo e-mail pegaleve.projeto@gmail.com.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)