XVII Salão de Extensão
Foto: Isabela Ribeiro
Notícia 15 setembro, 2016

Projeto Rondon marca presença nas tertúlias do Salão de Extensão

O segundo dia de apresentação das tertúlias no Salão de Extensão teve como um dos destaques a apresentação do Projeto Rondon ao público. Coordenado na UFRGS pelo professor André Carissimi, o projeto envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Durante a tertúlia, foi apresentada a operação Forte dos Reis Magos, que ocorreu no Rio Grande do Norte, no período de 8 à 24 de julho de 2016. O aluno Luiz Eduardo Barcellos Rodrigues, estudante de psicologia da UFRGS, narrou para a plateia como a expedição, que contou com 199 voluntários, distribuídos entre 20 Instituições de ensino superior brasileiras participantes.

O estudante ressaltou a experiência que foi participar do projeto, onde a transmissão de cultura entre os rondonistas e a população atendida foi bastante intensa. ”Lá, nas comunidades que a gente promoveu as atividades, eles sequer tinham conhecimento do que era o chimarrão, do que era erva mate. Trocamos muitas experiências, principalmente culturais e ainda contribuímos para que as pessoas tivessem novas práticas de saúde”. Marcos também comentou que o maior legado do projeto é levar às comunidades benefícios que se traduzam a longo prazo.

Outra atividade que merece destaque entre as apresentações desta manhã foi o Projeto Bugre Lucena, que é coordenado pelo professor Alexandre Nunes e tem suas atividades promovidas, principalmente, na ESEFID. Os alunos Elton Boeira e Josué Bueno expuseram aos participantes da tertúlia a história do projeto, que iniciou em 1991 e hoje atende a comunidade acadêmica, com atividades esportivas para crianças, jovens, adultos e que agora também inclui trabalhos com deficientes visuais.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)