Foto: Beatriz Ferreira/ Ateliê São Paulo Companhia de Dança
Notícia 17 setembro, 2018

Projeto sobre Eva Schul é lançado nesta terça-feira

Na terça-feira (18), a partir das 16h, acontece o lançamento do Projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul no Salão de Festas da Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, 2º andar do prédio da Reitoria – Campus Central). O evento tem entrada franca e inclui apresentação de coreografias solos, análise de obras da coreógrafa Eva Schul pelas professoras Doutoras Mônica Dantas e Suzi Weber, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da UFRGS (PPGAC), e aula-espetáculo com a homenageada.

Eva atua nas áreas de interpretação, concepção e criação coreográfica, políticas culturais e pesquisa em dança há mais de cinquenta anos, tendo desenvolvido sua carreira em Porto Alegre, Curitiba, Nova Iorque e Buenos Aires. Na década de 1970, criou e dirigiu o Espaço e Grupo Mudança, alternando temporadas em Nova Iorque, Porto Alegre e Curitiba. A partir de 1980, foi professora da Fundação Teatro Guaíra (FTG), em Curitiba, por 10 anos.

Recebeu o título de Notório Saber da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o que a permitiu fazer parte da primeira turma de professores do curso superior de Dança da Fundação. Na época, dirigiu o Grupo de Dança da FTG/PUC, criando um repertório de mais de cem coreografias. Em 1991, retornou a Porto Alegre, criou a Ânima Cia. de Dança e continuou suas atividades como professora em cursos livres de dança contemporânea. A Companhia consolida sua trajetória no Brasil e na América do Sul e encontra-se em plena atividade.

Eva Schul foi agraciada com inúmeros prêmios e financiamentos de editais, entre eles o Prêmio Estímulo Funarte pelo conjunto da obra, o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, o Prêmio Fumproarte e o Troféu Açorianos de Dança. Também recebeu o Mérito Cultural Augusto de Campos e teve seu trabalho reconhecido pelo Seminário Fronteiras do Pensamento e pelo Projeto Figuras da Dança, com um documentário sobre sua obra.

Confira a programação:

16h – Apresentação do Projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul pela Prof.ª Mônica Dantas (PPGAC e Graduação em Dança/UFRGS) + encontro com Eva Schul

17h – Poéticas de Dança em Eva Schul: análise das obras Acuados (2016) e Caixa de Ilusões (1994) com as professoras Suzi Weber (PPGAC/DAD/UFRGS) e Mônica Dantas + apresentação de coreografias solos

18h30 – Aula-espetáculo com Eva Schul (aberta a todos os interessados — sugere-se uso de roupas confortáveis para aula prática) + participação dos bailarinos da Ânima Cia. de Dança e Doutorando Fellipe Santos Resende

As organizadoras do projeto são as professoras Mônica Dantas e Dra. Suzi Weber. O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão/UFRGS, do Departamento de Difusão Cultural/UFRGS, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do IA/UFRGS, do Curso de Graduação em Dança/UFRGS e do Estúdio Eva Schul. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do PPGAC pelos telefones (51) 3308.4379 ou (51) 3308.4380, pelo site ou pelo Facebook do Programa.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)