prorext
Foto: Elias Santos
Notícia 22 agosto, 2016

Qual o futuro da extensão dentro da universidade?

Na tarde da quinta-feira (18) o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) promoveu em parceria com a ADUFRGS (Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre) mais um encontro do Ciclo de Debates: A universidade do Futuro, o tema da última edição foi o papel da extensão no desenvolvimento da universidade. As falas principais foram feitas pela Profª Ângela Wyse e pela Pró-reitora de Extensão Sandra de Deus.

A Profª Ângela, docente do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) apresentou sua vivência em projetos de extensão que buscam aproximar este aspecto da universidade de outras áreas, como a pesquisa e o ensino. O projeto desenvolvido pela professora tem levado os conhecimentos da academia para escolas de ensino público de Porto Alegre e região metropolitana.

Na visão de Sandra de Deus, que também é docente da graduação e pós-graduação do curso de Jornalismo, é preciso diferenciar extensão de

prorext

Foto: Elias Santos

intervenção, de forma que as ações efetivadas pela universidade devem perdurar e produzir resultados a médio e longo prazo nas comunidades nas quais ocorrem. Neste sentido ela destacou que hoje a UFRGS oferece cerca de 1.400 atividades de extensão, número que já foi maior, mas desde criação da política de extensão da universidade em 2012, há um filtro maior sobre o que é oferecido, visando a excelência.

A dicotomia entre pesquisa e extensão é um desafio a ser superado na visão do Prof. Renato Ribas, do Instituto de Informática, segundo ele é preciso pensar um projeto universitário único desde a contratação de novos professores.

O debate se estendeu por mais de duas horas, com diversas intervenções da platéia trazendo muitas realidades e dúvidas sobre o papel da extensão e a implentação da obrigatoriedade de 10% de extensão na carga horária dos currículos de graduação, de acordo com a exigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Atualmente a Pró-reitoria de Extensão tem estudado como realizar esta mudança, e também promovido eventos como o Diálogos da Extensão, onde há o debate destas questões.

Concluindo o evento, Sandra de Deus avaliou que “A universidade no futuro precisa ter a sua essencialidade na sociedade. Se ela não for essencial para a sociedade nós não teremos universidade no futuro”.
Acompanhe o ILEA no Facebook e também em seu site

.  

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)