Menu fechado

Rádio da Universidade e Instituto de Artes apresentam performance durante o Portas Abertas

Apresentação será feita a partir das janelas do Prédio Histórico da Rádio da Universidade – Foto: Thiago Cruz/Arquivo

Com o objetivo de abrir janelas na vida universitária para a poesia e a sensibilidade, a Rádio da Universidade, em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS, promove um encontro especial na programação do UFRGS Portas Abertas. Neste ano, o evento que recebe os estudantes de escolas e pessoas interessadas em ingressar na Universidade ocorre no dia 25 de junho, sábado, em todos os campi. Nas janelas do prédio centenário da Rádio, às 10h30, a atriz e diretora de artes cênicas do Instituto de Artes, Elisa Lucas, fará a leitura de textos de Adélia Prado e Sophia de Mello Breyner Andresen. O trompetista Francisco Paulo Gomes participa da performance.

Obras das duas escritoras em foco são leituras obrigatórias do Vestibular da UFRGS em 2023. A performance busca apresentar a poesia dessas mulheres aos futuros vestibulandos e se relaciona com o foco da rádio da Universidade na promoção das artes, assim como com o trabalho do projeto de extensão “Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de Contos de Jane Tutikian em ambiente virtual”, que Elisa Lucas desenvolve desde 2020. A seleção de poemas foi feita por Liz De Bortoli, locutora e coordenadora do projeto de extensão Da Estante, em parceria com Elisa Lucas, que é doutora em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha. Os textos foram retirados dos livros “Bagagem”, de Adélia Prado, e “Coral e outros poemas”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O público poderá acompanhar a atividade a partir do pátio localizado entre o prédio da Rádio e a Faculdade de Arquitetura, no Campus Centro. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Centro Cultural da UFRGS, no saguão do 3º andar. A entrada é franca e não há necessidade de retirada de ingresso para acompanhar o evento no pátio da Rádio. Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Rádio da Universidade: FacebookInstagram e Twitter. A programação completa do UFRGS Portas Abertas está em: www.ufrgs.br/portasabertas.


Ficha Técnica:

Seleção dos Poemas: Liz De Bortoli, em parceria com Elisa Lucas
Roteiro, Direção, atuação, figurino e cenografia: Elisa Lucas
Música: Francisco Paulo Gomes, a partir de obras de Domínio Público.
Iluminação: João Batista Machado Freire
Consultoria Técnica: Alexandre Alves
Consultoria Cultural: Zeca Azevedo
Produção: Alessandra Abreu, Claudia Heinzelmann, Liz De Bortoli e Mariana Sirena

Apoio:
Centro Cultural da UFRGS
Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS
Salão de Atos da UFRGS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support