Apresentação será feita a partir das janelas do Prédio Histórico da Rádio da Universidade – Foto: Thiago Cruz/Arquivo
Com o objetivo de abrir janelas na vida universitária para a poesia e a sensibilidade, a Rádio da Universidade, em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS, promove um encontro especial na programação do UFRGS Portas Abertas. Neste ano, o evento que recebe os estudantes de escolas e pessoas interessadas em ingressar na Universidade ocorre no dia 25 de junho, sábado, em todos os campi. Nas janelas do prédio centenário da Rádio, às 10h30, a atriz e diretora de artes cênicas do Instituto de Artes, Elisa Lucas, fará a leitura de textos de Adélia Prado e Sophia de Mello Breyner Andresen. O trompetista Francisco Paulo Gomes participa da performance.
Obras das duas escritoras em foco são leituras obrigatórias do Vestibular da UFRGS em 2023. A performance busca apresentar a poesia dessas mulheres aos futuros vestibulandos e se relaciona com o foco da rádio da Universidade na promoção das artes, assim como com o trabalho do projeto de extensão “Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de Contos de Jane Tutikian em ambiente virtual”, que Elisa Lucas desenvolve desde 2020. A seleção de poemas foi feita por Liz De Bortoli, locutora e coordenadora do projeto de extensão Da Estante, em parceria com Elisa Lucas, que é doutora em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha. Os textos foram retirados dos livros “Bagagem”, de Adélia Prado, e “Coral e outros poemas”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
O público poderá acompanhar a atividade a partir do pátio localizado entre o prédio da Rádio e a Faculdade de Arquitetura, no Campus Centro. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Centro Cultural da UFRGS, no saguão do 3º andar. A entrada é franca e não há necessidade de retirada de ingresso para acompanhar o evento no pátio da Rádio. Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Rádio da Universidade: Facebook, Instagram e Twitter. A programação completa do UFRGS Portas Abertas está em: www.ufrgs.br/portasabertas.
Ficha Técnica:
Seleção dos Poemas: Liz De Bortoli, em parceria com Elisa Lucas
Roteiro, Direção, atuação, figurino e cenografia: Elisa Lucas
Música: Francisco Paulo Gomes, a partir de obras de Domínio Público.
Iluminação: João Batista Machado Freire
Consultoria Técnica: Alexandre Alves
Consultoria Cultural: Zeca Azevedo
Produção: Alessandra Abreu, Claudia Heinzelmann, Liz De Bortoli e Mariana Sirena
Apoio:
Centro Cultural da UFRGS
Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS
Salão de Atos da UFRGS