Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Notícia 8 outubro, 2018

Ressonância é tema do Ciclo de Palestras do IF/UFRGS em outubro

No dia 25 de outubro (quinta-feira), às 19h30, ocorre a palestra De sacudir átomos a destruir pontes: o que a ressonância tem a ver com isso?, atividade que integra o XIII Ciclo de Palestras do Instituto de Física da UFRGS. O evento ocorre no Planetário José Baptista Pereira (Avenida Ipiranga, 2000, Bairro Santana – Porto Alegre).

A ressonância está presente no mundo tanto na natureza como em dispositivos construídos pelo homem. Nesta palestra, explicará o assunto o professor da UFRGS Thomas Braun, com experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral, atuando também com temas como dinâmica não linear, caos determinístico e descarga elétrica luminosa. Após apresentar noções básicas sobre ressonância, no evento, Braun trará como foco os átomos e as pontes. Ao “sacudir” átomos, pode-se explicar porque objetos são transparentes ou opacos à luz, porque o céu é azul e o pôr do sol é vermelho. Por outro lado, entender o efeito da ressonância em pontes é necessário para mantê-las íntegras. Neste sentido, o colapso da ponte de Tacoma Narrows, em 1940, é um exemplo emblemático sobre o qual o professor irá comentar, assim como sobre os efeitos da ressonância na ponte Rio-Niterói. Ao final da palestra, será apresentado um exemplo de ressonância estocástica.

Como ingresso, solicita-se a doação de 1kg de alimento não-perecível, material escolar, brinquedos ou roupas, que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS. Aos alunos desta Universidade, serão emitidos certificados com validade para créditos complementares.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)