Foto: divulgação
Notícia 31 maio, 2017

Sala Redenção integra programação do Mês da Resistência na Faced

Às segundas e sextas-feiras do mês de junho, às 16h e 19h,  a Sala Redenção – Cinema Universitário (Av. Paulo Gama, 110, ao lado da Reitoria – Campus Centro) exibirá filmes que integram a programação do “Mês da Resistência à LGBTTfobia” promovida pela Faced/UFRGS. Nos dias 2 e 5 de junho, as sessões contam com os documentários brasileiros “Nêga Lú” e “Dzi Croquettes”.

Nêga Lú (Brasil | 2015 | 15 min) – Dir. Ana Mendes e Natália Bandeira

“Nêga Lú” é um curta documental sobre uma personagem transgressora que impactou o universo gay de Porto Alegre. São 15 minutos de memórias que ficaram gravadas nas pessoas que conheceram essa grande celebridade popular, sua vida e seu show. Tendo falecido aos 55 anos, em 2005, Luis Airton, mais conhecido como Nêga Lú, era dona de uma voz grave, que contrastava com seus trejeitos femininos, e chegou a cantar no coral da OSPA e da UFRGS, além de ser a rainha da bateria da Banda da Saldanha. Foi uma revolucionária nas suas atitudes libertárias, marcando presença em manifestações pela livre expressão da sexualidade, nos debates, momentos culturais e importantes locais da cidade, como a famosa Esquina Maldita.

Dzi Croquettes (Brasil | 2009 | 110 min) – Dir. Tatiana Issa e Raphael Alvarez

Com depoimentos de Gilberto Gil, Nelson Motta, Pedro Cardoso, Miguel Falabella, Ney Matogrosso, Marília Pera, Cláudia Raia, Liza Minnelli, entre outros, o documentário “Dzi Croquettes” resgata a trajetória dos atores/bailarinos que se tornaram símbolos da contracultura ao confrontar a ditadura usando a ironia e a inteligência. Os espetáculos revolucionaram os palcos com performances de homens com barba cultivada e pernas cabeludas, que contrastavam com sapatos de salto alto e roupas femininas. O grupo se tornou um enorme mito na cena teatral brasileira e parisiense nos anos 70. O filme traz a história desse grupo em uma trajetória fascinante recheada de sucessos, fracassos, assassinatos, grandes voltas por cima e a recuperação de uma parte da nossa história que não deveria jamais ser esquecida.

Acompanhe a programação no site do Departamento de Difusão Cultural (DDC) da UFRGS.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)