Notícia 2 dezembro, 2015

Sala Redenção recebe 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Iniciou nesta terça, dia 1º, e segue até 13 de dezembro a programação da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, que na UFRGS contará com exibição de 21 de filmes na Sala Redenção – Cinema Universitário (Av. Paulo Gama, 110/ Campus Centro). Todas as sessões, que ocorrem às 16 e às 19 horas, são gratuitas.

Realizada há 9 anos, a mostra celebra aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

A proposta é levar à reflexão por meio da exibição de filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos.

A programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que são selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores, homenagens e programas especiais.

Na UFRGS, a programação da mostra será aberta nesta terça, dia 1º, às 19 horas, com a exibição do documentário Gigantes da Alegria + a ficção Encantados (Brasil / 2012 / 12min.) Dir. Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano + (Brasil / 2014 / 78 min.) Dir. Tizuka Yamasaki.

A mostra é realizada nas 26 capitais e no DF, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com produção do ICEM – Instituto Cultura Em Movimento.

Confira a programação da Mostra na UFRGS

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)