Imagem: Divulgação DEDS/UFRGS
Notícia 1 dezembro, 2017

Salão de Atos da UFRGS recebe aula-musicada com Nei Lopes

No dia 1º de dezembro, segunda-feira, o Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro) recebe o evento A Vez e a Voz de Nei Lopes. Às 19h, o escritor, pesquisador, compositor e cantor Nei Lopes ministrará uma aula-musicada promovida pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) da UFRGS, a qual visa à promoção e à garantia dos valores democráticos de igualdade de direitos, educação na cidadania e valorização da diversidade sociocultural.

Nei Lopes é conhecido pela criação de músicas como “Jongo do Irmão Café, “Gostoso Veneno” e “Senhora Liberdade”. Recentemente, lançou o “Dicionário de História da África — Séculos VII a XVI”, escrito em parceria com José Rivair Macedo (PPG História/UFRGS e NEAB/UFRGS). No espetáculo do dia 1º, acompanharão o convidado os violonistas Max Garcia (acadêmico do Curso de Música Popular da UFRGS) e Luciana Prass (Departamento de Música do IA/UFRGS).

No dia 30 de novembro, Nei recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFRGS, conforme as normas que concedem a nomeação a “personalidades que se tenham distinguido na vida pública ou na atuação em prol do desenvolvimento da Universidade, do progresso das ciências, das letras e das artes”. Segundo consenso dos votantes, aplica-se ao perfil intelectual e artístico do pesquisador, escritor e compositor Nei Lopes em virtude do significado de sua ação pública desde a década de 1970”.

A atividade tem o apoio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade. Para mais informações, acesse o site do DEDS/UFRGS.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)