Foto: Vitória Fagundes
Notícia 25 outubro, 2019

Salão de Extensão comemora 20 anos de atuação na Universidade

A Pró Reitoria de Extensão comemorou nesta quarta-feira (23), no Solarium do Instituto de Letras, o aniversário de 20 anos do Salão de Extensão. Na ocasião, ocorreu o lançamento do livro “Salão de Extensão: 20 anos de histórias”, que conta a história do evento. A cerimônia comemorativa contou ainda com duas apresentações culturais: a abertura se deu com um espetáculo do Grupo TCHE-UFRGS. No encerramento, foi a vez da apresentação do Grupo Flautarium que comemorou seus 20 anos de trabalho.

Estiveram presentes na cerimônia o Reitor Rui Vicente Oppermann, a Pró-Reitora de Extensão, Sandra de Deus, o coordenador da Regional Sul do FORPROEX, Flavi Lisboa Filho, e os ex-pró-reitores de Extensão Luiz Fernando Coelho de Souza, que atuou na organização do primeiro Salão, em 1999, e Fernando Meirelles.

A professora Sandra abriu a cerimônia festiva abordando a importância das políticas públicas na Universidade que contribuem para que a extensão continue firme e forte dentro da Instituição Universitária. “De lá para cá, passamos por muitas transformações. Transformações essas que são fruto de pequenas revoluções diárias que acontecem nos nossos projetos, no dia dia desta Universidade. Na relação que essa Universidade se dá com a Comunidade. São essas microrrevoluções que foram acontecendo ao longo desses vinte anos de Salão. Podemos associar tudo isso às próprias ações afirmativas”, discursou.

Luiz Fernando Coelho de Souza abriu sua fala destacando a emoção ao ver toda estrutura montada para que o evento pudesse ser realizado. Salientou, também, o quão grato se sentiu ao poder prestigiar um momento importante para a extensão universitária da UFRGS. Relembrou, também, que há vinte anos o Salão teve elaboração coletiva e que a criação da PROREXT deu uma característica especial ao evento.

Já Flavi Lisboa Filho considerou que “a extensão não é feita sozinha, ela é feita em conjunto que nós devemos trabalhar assim… A extensão é uma grande troca do pensar e do fazer”. Em sua fala, o coordenador da Regional Sul do FORPROEX engrandece a Professora Sandra pelo trabalho na Prorext em prol da Extensão universitária. “A professora Sandra é a nossa inspiração… Ela tem sido um grande exemplo para todos nós, para todos os pró-reitores de extensão das universidades do País“, disse.

Encerrando a cerimônia, o Reitor Rui Vicente Oppermann, destacou a importância da Extensão na Universidade: “eu nasci extensionista sem saber que era”, destaca o reitor ao lembrar sua atuação na Faculdade de Odontologia. Apontou, também, que a ação é um “fenômeno latino-americano”, que a nossa cultura é a nossa maior preciosidade e a extensão é a cara disso.

Coordenador do Núcleo de Divulgação da PROREXT e editor do livro comemorativo aos 20 anos do Salão, Vicente Fonseca explicou que a ideia da produção gráfica do material era resgatar a história do evento e formar um documento  que a marcasse. “A extensão tem uma importância institucional latino-americana, uma aproximação com a comunidade, ela aproxima esses dois pólos. É uma honra fazer parte disso”, comentou.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)