image
Notícia 5 julho, 2018

Seminário 40 anos do Movimento Negro Unificado ocorre no dia 09/07

No dia 9 de julho, na Sala 2 do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) e o Movimento Negro Unificado (MNU) promovem o Seminário 40 anos do Movimento Negro Unificado: História, Contribuições e Perspectivas, que visa a proporcionar uma reflexão a partir de rodas de conversa com o MNU e novas frentes de luta do movimento. O evento contará com a participação e memória de Milton Barbosa, o Miltão, um dos jovens militantes do início do movimento, e que hoje é Coordenador Nacional de Honra do MNU.

Em 07 de julho de 1978, dia que ficou na história como marco de criação do Movimento Unificado Contra a Discriminação Racial, hoje conhecido como Movimento Negro Unificado, foi lançada uma carta denúncia, nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo. Neste trecho da carta, percebe-se o direcionamento das lutas do movimento: “Hoje, estamos nas ruas numa Campanha de denúncia! Campanha contra a discriminação racial, contra a opressão policial, contra o desemprego, o subemprego e a marginalização. Estamos nas ruas para denunciar as péssimas condições de vida da Comunidade Negra. Hoje é um dia histórico. Um novo dia começa a surgir para o negro! Estamos saindo da sala de reuniões, das salas de conferência e estamos indo para as ruas. Um novo passo foi dado contra o racismo.” E hoje, 40 anos depois, o MNU segue na árdua luta contra essas questões.

O Seminário é aberto à comunidade em geral, com inscrições gratuitas no local e certificação! A programação completa está disponível no link: https://goo.gl/k617i9.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)