Menu fechado

Seminário debate inclusão em processos seletivos de pós-graduação

No dia 16 de maio acontecerá o terceiro encontro do Seminário Ações Afirmativas na Pós-Graduação: que políticas queremos?, dando continuidade ao debate sobre os processos inclusivos na pós-graduação. A atividade é realizada pelo Grupo de Trabalho-GT Ações Afirmativas na Pós-Graduação, em parceria com o Projeto de Extensão Afirmação na Pós, coordenado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS/PROREXT). Em formato de Rodas de conversa: Escutar é preciso!, o evento recepcionará pessoas que têm seus corpos e ações junto aos movimentos sociais ou integram a comunidade acadêmica, representando, nesse momento, diferentes grupos que são sujeitos de direito às ações afirmativas.

A primeira roda, com início às 17 horas, centrará a discussão nas questões relevantes para inclusão de indígenas, pessoas com deficiência e quilombolas em processos seletivos de pós-graduação. Contará com a participação dos estudantes cotistas da UFRGS: Woie Kriri Sobrinho Patte (mestrando/PPGEDU), Bruna da Silva Branco (doutoranda/PPGEDU) e Joseane dos Santos (mestranda/PGDR). Também contribuirá com o debate a professora Carolina dos Anjos de Borba, coordenadora do Programa de Pós Graduação Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná. A mediação será de Diogo Raul Zanini, doutorando e representante da APG-UFRGS.

Num segundo momento, às 19 horas, a conversa volta-se para especificidades da inclusão de negros, imigrantes, pessoas em situação de refúgio, trans e travestis como pós-graduandos. O diálogo será realizado por Rebecca Bernard, mestra em Sociologia pela UFRGS, Caio Tedesco, mestrando no PPGH/UFRGS, e os professores José Carlos Gomes dos Anjos, docente com atuação nos programas de Pós-Graduação em Sociologia e Desenvolvimento Rural da UFRGS, e Pâmela Marconatto Marques, atual coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. A mediação desta roda de conversa será de Alan Alves Brito, docente do Instituto de Física da UFRGS e coordenador do NEABI/UFRGS.

As transmissões do evento serão feitas no canal do YouTube DEDS UFRGS, nos links: https://youtu.be/_BHFLBX3kwc (parte 1 – 17h) e  https://youtu.be/mN97CVaaf4Q (parte 2 – 19h).

As inscrições podem ser feitas previamente pelo formulário eletrônico. Para  servidores técnico-administrativos da UFRGS é possível realizar inscrições até dia 13/05 pelo Portal do Servidor, como capacitação via EDUFRGS.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support