Foto: Paola Pavezi
Notícia 20 outubro, 2016

Seminário homenageia grandes nomes da Música e das Artes Cênicas da história da UFRGS

No turbulento ano de 1964, a carioca Dirce Bauer Knijnik chegou a Porto Alegre para ensinar a técnica pianística na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde permaneceria até 1988. A pianista, que fez uma carreira reconhecida pela qualidade dentro e fora do Brasil, foi uma das homenageadas no Salão de Atos da UFRGS durante o quarto encontro do Seminário “Grandes Mestres dos Mestres da UFRGS” na tarde da última quarta-feira (19).

O evento é uma realização do Museu da UFRGS em parceria com a Rede Episteme do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) e acontece desde 2015. Através do Seminário, busca-se fomentar a atualização da memória da universidade através de um resgate do trabalho de pessoas que foram mestres daqueles que hoje são professores da UFRGS, sendo assim um momento para conhecer detalhes e memórias que remontam a períodos anteriores à federalização da Universidade. “Eu me senti realmente honrada. As atividades da Universidade me enriqueceram muito em todos os aspectos, e eu tenho que agradecer a Deus por ser gaúcha também” afirmou Dirce.

No encontro desta terça foram homenageados os grandes mestres da Música e das Artes Cênicas no Salão de Atos da UFRGS. Em 2016 a série de eventos condecora as humanidades, já tendo passado por grandes nomes da Filosofia, Educação, História, Ciência Política, Artes Visuais e Arquitetura. Ainda em 2016 acontece um seminário sobre grandes nomes da história do Instituto de Letras.

Para Cláudia Aristimunha, diretora do Museu da UFRGS, esta é uma oportunidade de que “se trate das vivências, e não apenas da história formal, factual e estática. Uma história que nos influencia até hoje”. Ela conta que o resgate de informações se inicia no Museu, através de documentos e de uma análise da história dos cursos ou áreas de conhecimento e se encaminha para os palestrantes que falarão da história de cada homenageado.

A homenagem foi prestigiada pela recém empossada vice-reitora da UFRGS, Jane Tutikian, que em sua fala destacou como o seminário é importante para a Universidade para valorizar a sua história, bem como o estudo das humanidades. “Este é um dos mais bonitos, se não o mais, programas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul” disse durante a mesa de abertura do seminário.


 

Confira a relação dos palestrantes e homenageados no Seminário Grandes Mestres dos Mestres da UFRGS:

 

  • Os Mestres da Música (Composição) Armando Albuquerque e Bruno Kiefer, apresentados pelo Prof. Celso Gianetti Loureiro Chaves;
  • As Mestras e o Mestre da Música (Piano) Zuleika Rosa Guedes, Dirce Bauer Knijnik, Maly Weisenblum e Hubertus Hofmann, apresentado(as) pelo Prof. Ney Fialkow;
  • O Mestre da Música (Violão) Pedro Duval, apresentado pela Profa. Domingues Alves;
  • O Mestre das Artes Cênicas Ivo Cláudio Bender, apresentado pelo Prof. Luiz Paulo Vasconcellos.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)