Imagem: divulgação
Notícia 26 abril, 2017

Seminário no Campus do Vale debate uso de drogas na contemporaneidade

Entre os dias 3 e 5 de maio, a Comissão de Extensão do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS (IFCH) promoverá o “II Seminário Usos de Drogas na Contemporaneidade: abordagens de pesquisa em ciências humanas”. O evento acontecerá no Campus do Vale (Av. Bento Gonçalves, 9500), no Auditório do ILEA (Prédio 43322) e no Pantheon do IFCH (Prédio 43311).

O seminário contará com a presença de uma rede de pesquisadores da área das ciências humanas, e visa a possibilitar um maior contato do público com abordagens científicas que em muito podem contribuir para a constituição de novas formas de pensar e intervir sobre a questão do uso de drogas no Brasil contemporâneo. Dentre as atividades, será realizada uma roda de conversa com o advogado na Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas e Consultor Jurídico do Growroom.net e de associações de usuários que fazem uso terapêutico da maconha, Emílio Nabas Figueiredo.

Programação:

3 de maio | Quarta-feira

9h às 12h: “O cuidado com usuários de substâncias psicoativas: práticas, instituições, discursos”
Mediador: Jardel Fischer Loeck (Doutor em Antropologia Social pela UFRGS e Pós-doutorando em Saúde Coletiva na Unisinos)
Local: Auditório do ILEA

13h30 às 16h30: “Maconha: aspectos históricos, políticos e culturais”
Mediador: Belchior Puziol Amaral (Mestre em Saúde Coletiva pela UFRGS e bolsista no Centro Regional de Referência – Rede Multicêntrica – UFRGS/Senad)
Local: Auditório do ILEA

16h45 às 18h: “Política de Drogas e Justiça Criminal no Brasil”
Local: Pantheon do IFCH

CONFERÊNCIA –  Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo (Doutor em Sociologia pela UFRGS e Professor na PUCRS)

4 de maio | Quinta-feira

9h às 12h: “Etnografias em cenas de uso e de produção de conhecimento sobre drogas lícitas ou ilícitas”
Mediador: Jardel Fischer Loeck (Doutor em Antropologia Social pela UFRGS e Pós-doutorando em Saúde Coletiva na Unisinos)
Local: Auditório do ILEA

14h às 16h: “O uso de substâncias psicodélicas: terapia, clínica e pesquisa científica”

Exibição do documentário “Terapia Psicodélica”, de Guilherme Marques, com apresentação de Jonas Araújo Lunardon (Doutorando em Ciência Política na UFRGS).

– Exposição de Rafael Gil Medeiros (Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS) com o tema “Usos de técnicas psicodélicas: desafios das ciências da mente entre a clínica e a pesquisa”.

Local: Pantheon do IFCH

16h30 às 18h30: Roda de conversa com Emílio Nabas Figueiredo (Advogado na Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas, Consultor Jurídico do Growroom.net e associações de usuários que fazem uso terapêutico da maconha.)
Local: Pantheon do IFCH

5 de maio | Sexta-feira

9h às 12h: “Usos de drogas: análises históricas”
Mediador: Carlos Eduardo Martins Torcato (Doutor em História Social pela FFLCH/USP)
Local: Auditório do ILEA

14h às 17h: “Políticas de Drogas: criminalização e ativismo”
Mediador: Júlio Delmanto (Doutorando em História Social pela USP)
Local: Auditório do ILEA

As inscrições devem ser feitas no local, com o custo total de R$ 10,00 por pessoa, e a participação em pelo menos 75% das atividades fornece certificado de extensão universitária da UFRGS. Para mais informações, acesse o site do SUDC ou entre em contato com a Comissão de Extensão do IFCH pelo telefone (51) 3308 6883.

 

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)