Foto: DEDS - UFRGS
Cultura, Notícia 2 setembro, 2019

Sopapo Poético é tema de seminário na UFRGS

Uma das mais populares e frequentadas rodas de poesia e música de Porto Alegre – o Sarau Sopapo Poético – tornou-se objeto de pesquisa científica para quatro jovens pesquisadores negros ligados à Universidade. Estes estudos, fruto da observação, investigação e análise, serão apresentados ao público no Seminário Sopapo Poético,  dia 03 de setembro (terça-feira).

A realização é uma parceria entre a Associação Negra de Cultura (ANdC) e o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (DEDS). O Seminário integra as ações do Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia, projeto contemplado pelo Edital de Seleção Pública nº 01, de 26/04/2018, Culturas Populares: Edição Selma do Coco, financiado pelo Ministério da Cultura/Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/Governo Federal.

O Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela Associação Negra de Cultura (ANdC), sempre na última terça-feira do mês. Como outros saraus afro-brasileiros, desde 2012, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e convivências, reunindo artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

Participam do Seminário Sopapo Poético, as pesquisadoras Pâmela Âmaro, mestra em Educação, que irá abordar o tema “Sarar – Sopapar – Aquilombar: O Sarau como experiência educativa da comunidade negra em Porto Alegre”; Taiasmin Ohnmacht, mestra em psicanálise: clínica e cultura, com o tema “Do laço social ao corpoema: Enlaces entre negritude e psicanálise”; Liziane Guedes, mestranda em Psicologia Social e Institucional, com “Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia – Fios de prata conectando a negritude em Porto Alegre”, e Pedro Acosta, doutorando em Etnomusicologia, com a pesquisa “O Sopapo Poético e o Slam: Agência, performance e musicalidade”.  

O Seminário Sopapo Poético acontece nesta terça (03), no Auditório Ipê e no seu hall adjacente, no Centro Cultural (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Centro),  entre às 18h30 e às 21h30. A entrada é franca.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)