Foto: Fernando Freitas
Notícia 22 outubro, 2018

UFRGS Criança 2018: a arte do riso e da diversão

Um garoto estava atento às cores que colocava em seu desenho de monstro colorido enquanto outro tentava girar um corrupio feito com botão e barbante. Ao mesmo tempo, crianças pulavam em uma cama elástica de ginástica olímpica e outras tentavam se equilibrar sobre os pés de lata. A 5ª edição do UFRGS Criança ocorreu no sábado (20) e reuniu filhos, até 12 anos, de docentes, técnicos e estudantes da Universidade em uma tarde ensolarada com diferentes atividades na Escola de Fisioterapia, Educação Física e Dança (ESEFID) da UFRGS.

Liberdade e criatividade para brincar

A partir das 9h, o público já podia visitar o local. Uma faixa de papel pardo com a frase “Vamos brincar?” se estendia da porta de entrada até o espaço em que ocorriam atividades de pintura e desenho, com tintas, livros de desenhos e canetas coloridas. “Estamos propondo que as crianças pintem do jeito que elas se sentirem à vontade, não só peguem o pincel e saiam pintando os desenhos prontos, mas que elas possam sujar as mãos e, se quiserem, sujar os pés”, explicou Aline Milena Castro Matos, estudante de Pedagogia e bolsista do Projeto Geringonça, programa representante da Faculdade de Educação no evento. A Pró-Reitora de Extensão Sandra de Deus destacou que o UFRGS Criança promove um dia de brincadeiras e de convivência. “As crianças costumam ver os pais trabalhando, mas o lugar em que os pais trabalham também é um lugar de brincadeira”, complementou.

Ao som de músicas infantis sendo tocadas na gaita, o Projeto Celari realizou a “Oficina de Brinquedos: Integrando Gerações”. O objetivo era ensinar pais e filhos a fazerem cinco marias, telefone sem fio, aviões de palito de picolé e prendedor, entre outros. Jane Beatriz Breitenbach, coordenadora da atividade, ressaltou a relevância da ação para as crianças e seus responsáveis. “A importância é de eles darem mais valor aos brinquedos que se pode confeccionar como nós fazíamos antigamente e quem sabe ajudar um pouquinho a saírem da frente dos jogos eletrônicos, da televisão”, esclareceu Jane. Natália Rehm da Silva, 11 anos, é filha de Andréa Rehm, assistente administrativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Após participar da oficina, a garota comentou: “Meu pai falou que era bem legal brincar com esses brinquedos que não precisam de tecnologia, daí eu tentei experimentar e gostei”.

Responsabilidade com o futuro

Em frente ao local, no Ginásio 2, as crianças puderam experimentar os equipamentos de ginástica olímpica e aprender algumas técnicas do judô. Ao lado, a partir das 10h30, um curso oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar reuniu cerca de 35 crianças, que ganharam boné e camiseta de “guarda-vidas mirim”. Segundo o Tenente Ari Abrão Leopoldo Menezes, a atividade visou à conscientização das crianças e dos familiares quanto aos perigos do mar, orientando sobre como se proteger desde de que se sai casa até o momento de colocar os pés na água. Entre as participantes, estava a filha de Isabel Cristiane Nepomuceno Carvalho, professora da Creche da UFRGS. A educadora defendeu a importância do evento: “É eu, servidora, me sentir valorizada”.

O UFRGS Criança contou também com uma oficina de ballet, oferecida por Lisete Arnizaut de Vargas, professora e coordenadora do Ballet da UFRGS. No evento, houve contação de histórias no gramado, rodas de brincadeiras e a presença do Grupo Tchê/UFRGS, de danças tradicionalistas, com brinquedos antigos, pinturas no corpo com a temática gaúcha, chimarrão mini e desenhos para pintar. A Vice-Reitora da UFRGS Jane Fraga Tutikian pontuou que o evento comemora o futuro e a esperança. Ela completou: “Toda vez que se propicia alguma coisa para as crianças, se está plantando uma sementinha. Quem sabe não temos aqui os nossos futuros alunos, os nossos futuros pesquisadores, os nossos futuros extensionistas, os nossos futuros professores?”

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)