Foto: Divulgação
Cultura, Notícia 30 setembro, 2019

Unimúsica traz elementos indígenas e afrogaúchos para o concerto desta semana

Acontece no dia 03 de outubro (quinta-feira), mais um concerto do projeto Unimúsica. Com elementos que buscam romper com o machismo e a cultura hegemônica, Texo Cabral e Clarissa Ferreira apresentam o concerto Pago Revisitado.

Nesta apresentação, a dupla de diretores traz ao palco do Salão de Atos artistas dos mais diversos estilos, desde o rap até a Mbya Guarani. Músicos como Vherá Poty e o Batidão dos Garotos, além de usarem o violão e o teclado, também trarão instrumentos indígenas.  Para alcançar o objetivo proposto de serem vistos sob uma ótica diferente daquela presente na tradição hegemônica regional, Texo e Clarissa homenagearão também músicos negros do tradicionalismo., trazendo por exemplo composições de músicos como Giba Giba, um mestre da cultura afrogaúcha e do sopapo.

O repertório escolhido para o show tem músicas compostas por Zelito Ramos (Milonga de todos os lugares), Mário Barbará (Xote da Amizade), Paulo Ruschel (Homens de Preto), Texo Cabral (Milonguera), dentre outros artistas. A composição de uma das diretoras do espetáculo, Clarissa Ferreira, em Manifesto Líquido, trata da presença da mulher e do machismo na cultura gaúcha. O concerto terá participações especiais de B.Art, Lucas Ramos, Nina Fola, Vherá Poty e Zelito.

O concerto do Unimúsica acontece nesta quinta-feira (03), às 20h, no auditório do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro). Os ingressos são gratuitos e estarão sendo distribuídos durante a semana, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)