Foto: divulgação
Notícia 20 janeiro, 2016

Vítimas do Holocausto serão lembradas em sessão no Museu da UFRGS

Na quarta-feira, dia 27, o Museu da UFRGS realiza um dia de atividades voltadas à memória das vítimas do Holocausto. Organizada com apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Sibra Sociedade Israelense Brasileira Cultura Beneficência, Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, B’nai B’rith/RS e do Projeto Room 28, a solenidade do “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto” tem como objetivo ressaltar a importância da memória como forma de reflexão contra a discriminação, a xenofobia e a propagação de ideologias que pregam o ódio e a violência contra grupos minoritários da sociedade.

O dia 27 de janeiro instituído como data para lembrar as vítimas do Holocausto pela Assembleia Geral da ONU, em 2005, pois remonta à libertação do maior campo de concentração nazista (Auschwitz Birkenau), pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

O evento integra a programação oficial da data no Brasil e a abertura contará a presença do reitor Carlos Alexandre Netto e do presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Zalmir Chwartzmann. “É uma forma de educar as futuras gerações sobre os horrores do genocídio ocorrido durante o regime nazista na Europa e condenar todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou religiosa”, ressalta Chwartzmann.

Sobreviventes do holocausto participam relatando suas experiências . Uma reflexão sobre a paz, feita por representantes do Grupo de Diálogo Inter-religioso, encerra as atividades, logo após apresentação musical.

No local, o público poderá conferir a exposição “As Meninas do Quarto 28”, que retrata, através de desenhos, o dia a dia de meninas judias que foram confinadas no gueto de Theresiendstadt, na então Tchecoslováquia, durante a invasão alemã na Segunda Guerra Mundial.

O Museu da UFRGS fica no Campus do Centro, Av. Osvaldo Aranha, 277. Mais informações pelo e-mail museu@museu.ufrgs.br, no site www.ufrgs.br/museu ou pelo telefone 51 3308.3390.

PROGRAMAÇÃO

18h30 – Abertura

19h – Relatos e memórias dos sobreviventes

20h – Apresentação musical

20h15min – Reflexão pela paz com o Grupo de diálogo inter-religioso de Porto Alegre

Share this:

Tags:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)