Apresentação


Seja bem vindo!

O mapa do blog http://www.ufrgs.br/psicoeduc/sitemap oferece a relação alfabética de títulos das páginas, que também estão classificadas por assunto. Pode ser interessante para obter uma visão geral do conteúdo disponível.

Clique nas etiquetas da coluna à direita para ter acesso ao texto integral das páginas classificadas por assunto.

O blog possui uma ferramenta de busca interna disponível na coluna à direita.

O mecanismo de notificação RSS está disponível ao final de todas as páginas. A Wikipédia oferece algumas informações sobre RSS. Veja um vídeo http://br.youtube.com/watch?v=6yLU0EFAJw4.

Clique no ícone RSS da coluna à direita para receber notificações informando a criação de novas páginas no blog da Psicologia da Educação.

Conheça e participe do editor coletivo de textos da Psicologia da Educação http://www.ufrgs.br/psicoeduc/wiki. Veja a relação de todas as páginas já disponíveis http://www.ufrgs.br/psicoeduc/wiki/index.php/Especial:Allpages.

Veja os materiais didáticos, elaborados para o Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, sobre Psicologia da Gestalt http://www.ufrgs.br/psicoeduc/a-gestalt e sobre o Behaviorismo http://www.ufrgs.br/psicoeduc/o-behaviorismo. No Behaviorismo temos duas versões da máquina de ensinar de Skinner: comportamento reflexo e condicionamento operante.

Versão eletrônica do jogo A Torre de Hanói, conforme os estudos de Jean Piaget no livro A tomada de consciência http://www.ufrgs.br/psicoeduc/hanoi.

Utilize a ferramenta de favoritos sociais http://www.ufrgs.br/psicoeduc/getboo. Participe da rede de relacionamento social, a comunidade da Psicologia da Educação http://www.ufrgs.br/psicoeduc/comunidade.

Desfrute.

Participe!

Há um campo para comentários em todas as páginas.

31 thoughts on “Apresentação”

  1. Olá! Como o seu blog faz parte daqueles que gosto de visitar, deixei um selo do “Prêmio Dardos” pra você no meu blog Vendo Vozes! Passa lá e pega o selinho! Abração e parabéns pelo Blog!

  2. Muito interessante. Alem de um material mais geral relativos ao behaviorismo, psicologia da gestalt, e assim por diante,também oferece links com entrevistas, vídeos,e artigos mais específicos que ajudam a aprofundar mais cada tema.

  3. Numa pesquisa sobre psicologia da educação, encontrei este espaço muito interessante. Contudo, achei curioso não encontrar numa referências ao modelo de desenvolvimento transaccional de Sameroff e Chandler ou mesmo o modelo ecológico de Brofonbrenner.

  4. Olá Professor,

    Fico muito agradecido pelo seu gentil comentário sobre minha palestra “O uso do software livre como ferramenta pedagógica nas escolas”. Também sou professor e um entusiasta do software livre.

  5. eu estou participando de uma pesquisa na univ. de pernambuco ecoordenada pela prof mestra Cleide Ferraz e encontrei difilcudades para conceituar e/ou definir “Respeito”gostaria de se possivel algum endereço eletronico e/ou referencias bibliograficas

  6. Olá, Paulo. Gostaria de saber se já há pesquisas no Brasil a respeito da influência de traumas com a figura paterna na determinação do sexo do primeiro beb de um casal?

  7. Não estou conseguindo encontrar o que procuro.
    São conteúdos relativos à programação de Psicologia
    para alunos do ensino médio.

  8. Li atentamente a opção destinada a Lacan. Gostei do site que tanto espero colaborar quanto aos que quiserem visitar ou enviar textos para o meu blog.

  9. “Olá colegas,
    Deixo aqui a divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitado e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!
    http://www.mc.unicamp.br
    Obrigado”

  10. Olá professor!
    Meu nome é Laila e tenho quase 10 anos de Educação. E estou realizando minha pós em Psicopedagogia.
    Gostaria muito de poder contar com sua colaboração enviando por e-mail se for o caso sua opinião ou um breve relato sobre, as contribuições da Psicologia da Educação para o conhecimento psicopedagógico. Quero complementar meu campo de estudo referente a esta questão.
    Aguardo o mais breve possível seu contato.
    Obrigada
    Laila

  11. Olá amigos, estou cursando licenciatura em ciencias exatas, no momento estamos estudando apsicologia da educação, sendo que nesse curto espaço de tempo, pude perceber a complexidade em explicar e entender os fenomenos da mente, o desenvolvimeto psicologico e inumeras ações do comportamento humano.
    alex, 26 anos, guimarães-Ma

  12. Caro Prof. Slomp – Sou professor da rede pública estadual do Rio de Janeiro e estou pesquisando sobre ambientes para a criação de redes sociais. Encontrei a Rede e Social Software Livre na Educação implementada sobre o ambiente ELGG. Gostaria de saber se: Vocês mudaram de ambiente? Encontraram um software melhor do que este? Qual é a sua avaliação sobre o ELGG?

    Agradeço toda ajuda, abraços.

  13. ola Preciso de uma entrevista com um Psicologo que atue na area educacional/escolar. Sera que posso contar com a sua ajuda? Essa é a sua area? Sou acdemida de Pedagogia e preciso fazer um trabalho sobre o assunto.Aguardo resposta no email postado. Obrigada!

  14. Adorei!
    Sou aluna de pedagogia , da UERJ, da EAD.
    Cheguei até o blog após assistir um vídeo do Prof. Slomp.
    O que eu achei genial, além do conteúdo técnico, foram as dicas sobre ferramentas de busca interna e a edição de textos coletivos.
    Muito bom. vou recomendar aos amigos.
    Abraços a todos.

  15. Boa noite,

    Desde já Parabéns pelo seu blog!
    Vi o seu blog enquanto andava a pesquisar informações… de como é a psicologia no Brasil… pois não tenho muitos conhecimentos em relação a situação profissional dos psicologos no BRASIL.
    Sou portuguesa e finalista do curso de psicologia pela Universidade de Coimbra… e estou a pensar emigrar, ainda não sei se para um país europeu, ou se +or outro lado expandir-me mais para o Brasil.
    Peço desculpa por estar a enviar-lhe este email… mas o que eu gostaria de saber mesmo é como é que são vistos os psicologos, se há empregabilidade, se o ordenado/remuneração é boa, se as pessoas procuram o psicologo…. ? e por outro lado como são as condições de vida… sendo que em Portugal ainda há muito a ideia de que o BRASIL é um país muito perigoso.

    Será que me podia ajudar?

    Com os meus melhores cumprimentos e grata pela atenção,
    Vera

  16. Olá! Gostei muito do blog.
    gostaria de saber se voçe pode me ajudar com um trabalho respondendo as seguinos perguntas:

    O que é psicologia da educação?

    Qual o objetivo de estudo da psicologia da educação?

    O que voçe pensa sobre a profissão?

    Ficarei muito agradecida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *