A evolução intelectual da adolescência à vida adulta – Piaget

Autor: Jean Piaget

Tradução: Tania Beatriz Iwaszko Marques e Fernando Becker.

Título em inglês: Intellectual Evolution from Adolescence to Adulthood, pela Human Development, 15: 1-12, 1972.

Estamos relativamente bem informados acerca das importantes mudanças que ocorrem no funcionamento e na estrutura cognitiva na adolescência. Tais mudanças mostram o quanto esta fase essencial no desenvolvimento ontogenético envolve todos os aspectos da evolução mental e psico-fisiológica e não apenas os aspectos mais “instintivos”, emocionais e sociais para os quais freqüentemente limitamos nossa consideração. Em contraste, porém, sabemos muito pouco ainda sobre o período que separa a adolescência da vida adulta e sentimos que a decisão da instituição FONEME de atrair a atenção de vários pesquisadores para este problema essencial é extremamente bem fundamentada.

Neste artigo gostaríamos, primeiro, de recordar as principais características das mudanças intelectuais que ocorrem durante o período de 12-15 anos de idade. Essas características também são freqüentemente esquecidas na medida em que tendemos a reduzir a psicologia da adolescência à psicologia da puberdade. Temos que nos referir aos principais problemas que surgem na conexão com o próximo período (15-20 anos de idade): primeiramente a diversificação das atitudes e, em segundo lugar, o grau de generalização das estruturas cognitivas adquiridas entre 12 e 15 anos e seu desenvolvimento ulterior.

As estruturas do pensamento formal
As estruturas intelectuais entre o nascimento e o período de 12-15 anos surgem lentamente, mas de acordo com os estágios do desenvolvimento. A ordem de sucessão desses estágios, como foi mostrado, é extremamente regular e comparável aos estágios de uma embriogênese. A velocidade do desenvolvimento, no entanto, pode variar de um a outro indivíduo e também de um a outro meio social; conseqüentemente podemos encontrar algumas crianças que avançam rapidamente e outras que avançam lentamente, mas isso não muda a ordem de sucessão dos estágios pelos quais passam. Então, muito antes do aparecimento da linguagem, todas as crianças normais passam por um número de estágios na formação da inteligência sensório-motora que pode ser caracterizada por certos padrões de comportamento “instrumental”. Tais padrões testemunham a existência de uma lógica que é inerente à coordenação das próprias ações.

(…)


Compare preços de livros de Jean Piaget

2 pensamentos em “A evolução intelectual da adolescência à vida adulta – Piaget”

  1. Dr. Jean Piaget,

    Gostei muito do tema e da forma de sua abordagem, percebi que é uma especialista no assunto, por isso, peço sua orientação, sobre onde posso encontrar maiores informações sobre constrangimentos praticados por professores aos seus alunos (menores), pois tenho uma situação de fato para resolver, principalmente por se tratar de pessoa em desenvolvimento e qualquer humilhação pode prejudicar o aprendizado.
    Desde já agradeço sua atenção.

  2. gostei bastante da forma que foi resumida a tema, sendo este um dos temas muito abrangente na nossa sociedade em particular na faixeitaria juvenil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *