quem somos

 

QORPO QRÍTICO – TEATRO E OUTRAS CENAS

 

Qorpo Qrítico é um site de críticas sobre artes cênicas, produzidos por alunos e professores da UFRGS e outros convidados. Escrevemos sobre espetáculos, performances e afins do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e também de fora da universidade.

Qorpo Qrítico (o Q em referência e homenagem ao dramaturgo e crítico gaúcho Qorpo Santo, importante figura do teatro brasileiro) surge como espaço aberto para o exercício e a experimentação da crítica teatral enquanto diálogo, reflexão, registro e divulgação da produção cênica local, em especial na cidade de Porto Alegre.

Qorpo Qrítico: uma crítica com corpo, no corpo, com corpos, com qorpos santos e não-santos de todos aqueles que participam daquilo que chamamos de cena: artistas, espectadores, técnicos, alunos, professores, pesquisadores, financiadores, críticos, curadores, curiosos e além.

Qorpo Qrítico é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenado pelo professor Henrique Saidel, do DAD/IA, em parceria com o Jornal da UFRGS.

 

 

 

PARTICIPANTES / COLABORADORES

 

Camila Cardozo

Graduada em Letras-Licenciatura, com ênfase em Português e Inglês, pela UFRGS. Mestranda em Estudos Literários pelo PPG-Letras UFRGS, pesquisando o imaginário artístico em narrativas de Anaïs Nin. Participa do Cineclube Academia das Musas, dedicado ao cinema dirigido por mulheres, em Porto Alegre. Tem interesse em Literaturas Estrangeiras Modernas e Interculturalidade, Estudos Interartes, Imagem, Corporalidade e Estudos do Imaginário.

 

Julia Kieling

Formada em Teatro com ênfase em Interpretação, atualmente estuda Licenciatura na UFRGS. É atriz, dramaturga, diretora e professora. Apaixonada por filmes de terror e ficção científica, adora escrever e atualmente pesquisa o medo como potência criadora nas artes.

 

 

Nairim Tomazini

Graduanda, pesquisadora e pseudo-critica de teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

 

 

Stephanie Borges

Mestranda em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo e licenciada em Letras (Português, Francês e respectivas literaturas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também atuou como Bolsista de Iniciação Científica no campo de Literatura Brasileira e iniciou graduação em Direção Teatral por interesses acadêmicos em dramaturgia e crítica.

 

Thiago Silva

É ator, diretor, dramaturgo, historiador, professor de História e Teatro e atual membro do Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica e do Grupo Atelier. Foi bolsista de pesquisa em Escrita Dramatúrgica pelo DAD/UFRGS entre os anos de 2015 e 2019, desenvolvendo pesquisas na área do Teatro Documentário, Trabalho do Ator, Criação Dramatúrgica e Direção de Crianças e Adolescentes.

 

Chico Machado

Artista plástico e criador do logo do Qorpo Qrítico. Co-gestor do espaço de investigação artística chamado LUGAR, em Porto Alegre. Fez bacharelado em Pintura e Desenho, Especialização em Teatro Contemporâneo, Mestrado e Doutorado em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da UFRGS. Atuante na área da performance, da arte sonora e do teatro. É professor do Departamento de Arte Dramática da UFRGS.

 

Alexandre Lautert

Designer gráfico e desenvolvedor do site Qorpo Qrítico. É graduado em Comunicação Social pela UFPR e em Artes Cênicas pela FAP/UNESPAR. Especializou-se em Artes Híbridas pela UTFPR e integrou durante dois anos o Núcleo de Dramaturgia do SESI-PR e também por um ano o Núcleo de Artes Visuais da mesma instituição.

 

 

EDITOR / COORDENADOR

 

Henrique Saidel

Diretor de teatro, performer, curador, pesquisador, professor do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e colecionador de brinquedos. É doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO, mestre em Teatro pela UDESC e bacharel em Direção Teatral pela FAP/UNESPAR. Foi integrante da Companhia Silenciosa, com Giorgia Conceição e Leonarda Glück (2002 – 2012). Foi coordenador do GT Territórios e Fronteiras da Cena, na Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE. É colaborador da “p.ARTE – Mostra de Performance Art” e co-editor do site de críticas “Bocas Malditas – cena, crítica e contexto”, ambos em Curitiba. Sua experiência no Bocas Malditas, junto com Francisco Mallmann, Luana Navarro e demais colaboradores, aparece como uma das principais referências para o desenvolvimento do Qorpo Qrítico.