O 1º Encontro do curso de Formação de Tutores em Educação Permanente (EPS em Movimento) foi realizado pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) na cidade de Gramado no Rio Grande do Sul, tendo seu início na manhã do dia 29 de Março e estendendo-se até a tarde do dia seguinte (30). 

O 1º EPS é parte de um longo processo que está recém iniciando e da construção de uma educação permanente em saúde junto com os profissionais dos serviços de saúde. As discussões e os trabalhos em grupo desenvolveram-se a partir das experiências e das vivências dos profissionais de saúde divididos por Estados, com o intuito de preencher déficits em educação permanente em saúde que temos atualmente em nosso Sistema Único de Saúde (SUS) e tendo em vista que as mudanças e melhoras sejam pertinentes a cada território e/ou região. 

Esse processo é uma construção de práticas de ensino-aprendizagem, produzindo conhecimentos a partir da realidade vivenciada pelos atores envolvidos, problematizando as demanda para melhor enfrentá-las. Com esta relação de nova formação e capacitação os profissionais de saúde poderão adquirir maiores habilidades e competências de um melhor trabalho, contribuindo nas competências destes trabalhadores que estão em busca de um sistema mais equânime, horizontalizando a informação em saúde, gerando inovadoras capacidades, entendendo os determinantes de saúde, de cultura, a fim de realizar práticas desejáveis que atenda a toda sociedade. 

É um processo longo que exige planejamento, produção metodológica, ativando a produção de conhecimentos, elaborando desenhos das demandas e execução de ações.


Escrito por Francyne da Silva e Ingrit Medeiros Seehaber.