A Rádio Web Saúde UFRGS participou da cobertura do 11º Congresso Internacional da Rede Unida na capital do Ceará, em Fortaleza, tendo início no dia 10 de Abril e estendendo-se pelos dias 11, 12 e 13. O título “Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS” como tema do congresso, norteou a realização de fóruns internacionais, mostras, oficinas, rodas de conversa e távolas.


O Projeto da Rádio Web Saúde UFRGS participou de outros três encontros preparatórios para o Congresso Internacional, nas regiões Norte, Sudeste e Sul do país. Os quais foram produzidos vídeos com entrevistas, arquivos fotográficos, transmissões ao vivo de palestras, mesas de abertura e encerramento. Nas páginas virtuais e redes sociais do Projeto RWS UFRGS estão disponíveis os materiais dos encontros preparatórios e, também, os materiais do próprio congresso sempre acompanhados de textos jornalísticos.
 

Entre as inúmeras figuras ilustres do evento, estava presente o Ministro da Saúde Arthur Chioro que com sua imensa simpatia contemplou a equipe da RWS UFRGS com uma entrevista minutos antes da abertura do congresso, estando esta também disponível no canal da Rádio no Youtube e na página do Facebook.

congresso-1 congresso-2 congresso-4
 
O Congresso contou com participantes de países como: Espanha, Costa Rica, Portugal, Argentina, Equador, Itália, Haiti, Canadá, Bolívia, Uruguai, Moçambique, Inglaterra e EUA e, registra também, de certa forma, o significado e o tamanho do evento que foi o 11º Congresso Internacional da Rede Unida. Com aproximadamente seis mil congressistas, o encontro foi marcado pela presença de diversos atores sociais vindos de diferentes Estados brasileiros e países do mundo, todos empenhados para a luta de um Sistema Único de Saúde melhor, mais justo e integral à população.

                      congressocongresso-6        congresso-5

Escrito por Francyne da Silva e Rossana Mativi. Fotos: RWS UFRGS/Mariana Martins