Por Anderson Martins – Fique Sabendo Jovem

 

    O projeto Fique Sabendo jovem oferta testes rápido para HIV e outras DST em regiões de maior vulnerabilidade social. Com um visual e linguagem voltados para o público jovem o Projeto Fique Sabendo Jovem é uma iniciativa baseada na mobilização de equipe de diversas áreas por meio de uma Unidade Móvel de Saúde, equipada para realizar testagem e aconselhamento sobre questões relacionadas a direitos sexuais, reprodutivos e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis
(DST), AIDS, hepatites.
    Mais que uma ação que realiza testes rápidos, o projeto combate preconceito e luta pelo direito ao acesso integral aos serviços de saúde e à ações de promoção da saúde visitando parques e regiões de população em situação de maior vulnerabilidade social.
     Porto Alegre aderiu à estratégia do “Fique Sabendo” em junho de 2012 e desde então vem realizado testagens itinerantes em locais de grande circulação e realizando intervenções também em escolas. Motivada pela luta contra os projetos do dep. Cunha, grupos de apoio à diversidade lotaram a Redenção no domingo 08/11 em um ato de crítica ao atual cenário da política nacional. A equipe do Projeto esteve presente no evento realizando o TR, distribuindo preservativos e falando sobre a importância da prevenção de DST/aids. A estimativa da EPTC é que cerca de 10 mil pessoas participam do evento ao longo do dia.
reportagem-2
reportagem-23