27/04/2022

Livros (Im)Permanências: História Oral, Mulheres e Envelhecimento na Pandemia

No dia 27 de abril, às 18h, acontece o lançamento presencial do livro (Im)Permanências: História Oral, Mulheres e Envelhecimento na Pandemia no Sesc SP. As inscrições são até o dia 25 de abril, de forma gratuita. Serão palestrantes Lívia Morais Garcia Lima, Denise Nacif Pimenta e Juniele Rabêlo de Almeida.

Programa

Palestra sobre esta obra, que é o resultado da construção coletiva de um acervo, composto por entrevistas de história oral, realizadas durante a pandemia de Covid-19, a partir da interface "mulheres e envelhecimento".

Partindo de redes de pesquisa e de apoio, 74 pesquisadoras e pesquisadores das diversas regiões do Brasil, se mobilizaram para a escrita dos 40 capítulos que seguem. Cada capítulo corresponde a uma trajetória de vida: histórias de mulheres plurais, situando seus processos de envelhecimento, frente aos desafios pandêmicos.

As narrativas - transcritas, editadas e cuidadosamente apresentadas - contribuem para os debates públicos sobre as experiências contemporâneas dessas mulheres, num esforço coletivo de análise dos impactos sociais do isolamento social e da pandemia de Covid-19.

O livro traz um registro das vivências, medos, esperanças, memória e luta, a partir das narrativas em primeira pessoa, ou seja, as falas das próprias mulheres referentes às variadas percepções do envelhecimento. O Brasil é um país continental e os idosos possuem características próprias, além da diversidade/pluralidade/complexidade do envelhecimento humano nos diversos territórios do país.

Data: 27/04/2022, quarta às 18h.

Inscrições gratuitas pelo link: http://seminario.cfinternet.sescsp.org.br/index.cfm?cgs_codigo=9381

Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista. São Paulo (SP).

Para mais informações acesse:

https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/im-permanencias-historia-oral-mulheres-e-envelhecimento-na-pandemia





Compartilhe nas redes sociais