30/03/2022

Ruben George Oliven, consultor da Rede Covid-19 Humanidades MCTI, foi eleito vice-presidente da regional Sul da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o triênio 2022-2025. A nova diretoria será encabeçada pela biomédica Helena Nader, primeira mulher a presidir a Academia nos seus 105 anos de existência.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS), Ruben Oliven é bacharel em ciências sociais e em ciências econômicas, mestre em planejamento urbano pela UFRGS e doutor pela Universidade de Londres. Pesquisador 1A do CNPq, foi professor visitante em universidades estrangeiras, entre elas Universidade da Califórnia (Berkeley), Brown University, University of Illinois, Emory University, Universidade de Paris e Universidade de Leiden. Foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e diretor da ABC no triênio 2019-2022. Recebeu o Prêmio Érico Vannucci Mendes por sua contribuição ao estudo da Cultura Brasileira e o Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica em Antropologia. Em 2018, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, a mais alta distinção concedida a cientistas brasileiros.

A posse dos eleitos para a diretoria da ABC ocorrerá durante a Reunião Magna da ABC, entre os dias 3 e 5 de maio de 2022, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. 

Sobre a ABC

Fundada em 1916, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico, educacional e do bem estar social do país, além da interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. Com um quadro atual de mais de 900 membros no total, a Academia Brasileira de Ciências é uma das mais antigas associações de cientistas no país e reconhecidamente a mais prestigiosa dessas entidades.

Veja mais em https://www.abc.org.br/




Compartilhe nas redes sociais