RIPE 2019
A Globalização em Perspectiva: Caminhos e Desafios

O PROJETO

Conheça o RIPE

Programação 2019

Confira aqui o que vai rolar no evento!

Equipe

As pessoas responsáveis por fazer o RIPE acontecer!

Aline Souza

Coordenação
Aline Souza Santos é estudante do terceiro ano de Relações Internacionais. Faz parte da equipe coordenadora do RIPE, integrando também as equipes acadêmicas do UFRGSMUN e do UFRGSMUNDI. Aline é pesquisadora de política externa brasileira, tendo como áreas de interesse política internacional, sul global e direitos humanos.

Júlio Spido

Coordenação
Júlio César Spido é aluno do último ano de graduação em Relações Internacionais. Faz parte também de outros projetos de extensão, como o UFRGS Mundi, voltado para escolas secundaristas, e a Oficina de Estudos Estratégicos, aberta ao público. Suas principais áreas de interesse são política e segurança internacional, estudos estratégicos e de defesa, com ênfase nos EUA e Ásia.

Luana Alonso

Coordenação
Luana Alonso é graduanda do terceiro ano de Relações Internacionais na UFRGS. Faz parte dos staffs acadêmicos tanto do UFRGSMUN quanto do UFRGSMUNDI e atua como pesquisadora voluntária no CESPRI. Em 2018, iniciou um estágio na Dell Technologies na área de Marketing de Canais.

André Pereira

Equipe acadêmica

Artur Holzschuh Frantz

Equipe acadêmica
Artur Holzschuh Frantz é estudante de terceiro ano de Relações Internacionais na UFRGS. Além do RIPE, ele também participa das equipes acadêmicas de outros projetos de extensão como o UFRGSMUN e o UFRGSMUNDI, além de ser pesquisador assistente do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA). Suas principais áreas de interesse são política e segurança internacional, com ênfase na África e no Oriente Médio. Em 2019, participará do RIPE pela segunda vez, tendo colaborado na produção do material de apoio no ano anterior. Neste ano, Artur envolveu-se na escrita do artigo “A Globalização e a Era Digital: Tecnologia e Governança Global”.

Bárbara Zietlow

Equipe acadêmica
Bárbara é estudante do último ano do curso de Relações Internacionais pela UFRGS. Atualmente é membro do Núcleo de Pesquisa sobre as Relações Internacionais do Mundo Árabe (NUPRIMA), além de participar do projeto de extensão “Contraponto: debatendo política nas escolas”. Foi bolsista de iniciação científica e membro voluntário do Grupo de Assessoria Jurídica a Imigrantes e Refugiados (GAIRE). Suas principais áreas de interesse são: Sociologia Política Internacional, Relações Internacionais do Oriente Médio, Estudos Migratórios, Teoria de Relações Internacionais e Estudos Críticos de Segurança. Esse é o seu segundo ano como participante do RIPE.

Carla Lemos

Equipe acadêmica
Carla Lemos está no terceiro ano da graduação em Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É seu primeiro ano participando da equipe acadêmica de um projeto de extensão como o RIPE. Possui como principais áreas de interesse a política internacional e história, tendo como foco países periféricos.

Eduardo Tomankievicz Secchi

Equipe acadêmica
Eduardo é aluno do último ano do curso de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É bolsista do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais. Suas linhas de pesquisa envolvem Segurança Internacional, Estudos Estratégicos, Relações Internacionais da União Soviética e da Rússia e Defesa Nacional. Também é membro dos projetos de extensão UFRGSMUN e UFRGSMUNDI, além de ter sido colaborador do RIPE 2018.

Francielle Mazocco

Equipe acadêmica
Francielle Mazocco é estudante do terceiro ano Relações Internacionais. É a segunda vez que integra a equipe do RIPE, tendo participado em 2018 da elaboração do material de apoio. Participa também da equipe acadêmica do projeto UFRGSMUNDI e da equipe administrativa do UFRGSMUN. Além disso, faz parte do Conselho Executivo da Revista Perspectiva.

Geórgia Gomes

Equipe acadêmica
Estudante do sétimo semestre de Relações Internacionais, é seu terceiro ano participando do RIPE. Para o RIPE 2019, escreveu com Vitoria Abreu e Vítor Sfredo o artigo “Rota da Seda e OCX: Novas Perspectivas para a Governança Mundial?”. Suas principais áreas de interesse englobam política internacional, controles democráticos e potências emergentes.

Guilherme Geremias

Equipe acadêmica
Guilherme Geremias da Conceição é estudante do 5º semestre de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse e enfoques de pesquisa estão pautadas em três eixos temáticos de Política Internacional, tais como (I) Análise de Política Externa, (II) Segurança Internacional e (III) Integração Regional, com foco nos continentes africano e asiático. Além de ter integrado o staff acadêmico da última edição do UFRGSMUNDI, atualmente compõe, pela primeira vez, a equipe acadêmica do RIPE, e é pesquisador voluntário do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA/UFRGS).

João Luis Meneghetti

Equipe acadêmica
João Luis Meneghetti é estudante do terceiro ano de Relações Internacionais da UFRGS. Esta é a primeira edição do Relações Internacionais Para Educadores (RIPE) da qual está participando. João também é atual pesquisador do Núcleo de Estudos de BRICS (NEBRICS-UFRGS), além de ser diretor de captação de recursos do UFRGSMUNDI, projeto de extensão parceiro do RIPE voltado a alunos e professores de ensino médio, e secretário de lazer do Centro Estudantil de Relações Internacionais (CERI). Tem interesse em política econômica, integração regional e comércio internacional, especialmente em relação à Ásia e à América Latina.

Marcus Vinícius Alves

Equipe acadêmica
Marcus Vinícius Hypólito Alves é estudante do 7º semestre do curso de Relações Internacionais da UFRGS. Suas principais áreas de interesse são: Política Internacional e Cultura Política, bem como questões de Raça e Direitos Humanos, relacionados principalmente a América Latina. Participa pela primeira vez de um projeto de extensão, e acredita que o RIPE seja um projeto com potencial para conquistar alunos e professores.

Lucas Colombo

Equipe acadêmica
Lucas Colombo Keil é estudante do terceiro anode Relações Internacionais da UFRGS. Além do RIPE, participa da equipe acadêmica do UFRGSMUNDI e é membro-pesquisador do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE).

Rafaela Dal Ben

Equipe acadêmica
Rafaela Raphaelli Matos Dal Ben é estudante do terceiro ano de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de estar participando do RIPE pela primeira vez neste ano, ela também faz parte das Equipes Acadêmicas do UFRGSMUNDI e do BIS. Atualmente integra o Núcleo de Estudo e Pesquisa dos Países da América do Sul (NEPPAS), participando na pesquisa sobre o Uruguai. Tem o meio ambiente, a economia internacional e as migrações como principais áreas de interesse.

Thaís Peixoto

Equipe acadêmica
Thaís Peixoto é estudante do 3° ano de Relações Internacionais na UFRGS. Esse é o seu primeiro ano integrando o RIPE, e além de participar da equipe acadêmica do projeto, também compõe o staff de outros projetos de extensão, como o UFRGSMUNDI. Além disso, é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre as Relações Internacionais do Mundo Árabe (NUPRIMA). Suas principais áreas de interesse são Segurança Internacional, Política Externa e Mundo Árabe.

Vítor Sfredo

Equipe acadêmica
Estudante de graduação no quinto semestre do curso de Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, está participando pela primeira vez da equipe acadêmica do RIPE. Além disso, também atua como bolsista voluntário no NEPPAS (Núcleo de Estudo e Pesquisa dos Países da América do Sul), onde auxilia no desenvolvimento dos projetos de pesquisa relacionados à formação histórica do continente sul americano.

Vitória Abreu

Equipe acadêmica
Vitória Abreu está cursando seu terceiro ano de Relações Internacionais na UFRGS este é seu segundo ano participando do RIPE. Além disso, ela faz parte do Núcleo de Estudos sobre os BRICS (NEBRICS), é a atual diretora administrativa do Instituto Sul- Americano de Política e Estratégia (ISAPE) e faz parte da equipe acadêmica do URGSMUNDI.

Pedro Bandeira

Equipe de comunicação
Pedro Bandeira dos Santos é estudante do terceiro ano de Relações Internacionais na UFRGS e parte da equipe de comunicação do RIPE. Atualmente, é Secretário Administrativo do VIII UFRGSMUNDI, e suas áreas de interesse abrangem Teorias de Relações Internacionais, Política Internacional e Cooperação Sul-Sul.

Eduardo Rius

Equipe de comunicação
Eduardo Rius é graduando do 9º semestre em Relações Internacionais na UFRGS. Participou da Comunicação da edição de 2017 do RIPE. Integrou também, ao longo da graduação, os projetos de extensão UFRGSMUN e UFRGSMUNDI, parceiros do RIPE. Na edição de 2019 do projeto, novamente integra a equipe administrativa de Comunicação.

CONTATO

Escreva para nós!