Mat. Educacionais

O projeto ROBO+EDU vislumbra dar acesso a equipamentos e tecnologias, de maneira que os estudantes possam ter familiaridade, capacidades e competências desenvolvidas, para quando entrarem no mercado de trabalho estajam bem mais preparados para as atividades produtivas laborais e também para a vida cidadã como um todo.

Da mesma forma que possuem acesso a livros, computadores e internet, precisam ter domínio das tecnologias que os cercam, e também as que poderão encontrar nas suas atividades futuras. Por meio do uso de kits de robótica simplificados, com materiais instrucionais e suporte tutorial, os professores, monitores e oficineiros poderão desenvolver projetos com seus estudantes sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados. Para apoiar na realização das atividades o projeto terá Multiplicadores em todo o Brasil que apoiarão os educadores e estudantes.

Para estimular a realização de pesquisas e projetos com o uso do kits de robótica serão utilizadas metodologias de gamificação, dinâmicas e lúdicas, como Mostras de Ciência, Desafios e Competições, gerando oportunidades ricas para troca de conhecimento e contato entre os estudantes, educadores e comunidade.

A difusão de kits tecnológicos em escolas também resultará em uma melhoria do ensino como um todo. Os participantes trabalharão competências e habilidades como gerência, raciocínio lógico, trabalho em grupo e pesquisa autônoma, e os educadores terão acesso a uma plataforma de estudos flexível, a qual poderá estruturar modelos e problemas complexos para os estudantes.

Um das metas do projeto também é despertar o interesse dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio pelas áreas de engenharia e tecnologia, a fim de suprir a demanda de profissionais capacitados que o setor produtivo e órgãos do governo apontam como fundamental para o crescimento do País.

O projeto ROBO+EDU alia acesso a tecnologia com saberes que serão úteis para toda a vida cidadã dos estudantes.
 
 

Hardware
 
 

O Design

A fim de poder comportar uma plataforma de controle de fácil acesso a todos os interessados, optou-se pela plataforma Arduino, que possui uma enorme rede mundial de colaboradores. O design do robô foi constituído basicamente para comportar a interface de controle Arduino e o sistema de locomoção baseado em servo motores. Pensando na utilização de crianças do Ensino Fundamental, o chassi/carcaça do robô foi constituída em plástico injetado, a fim de não preocupar os professores com quebras devido a fragilidade do material.


 

 

Os componentes

O robô é capaz de algumas atividades pré-estabelecidas, como: seguir linhas, desviar de obstáculos com os seu sistema de infravermelho ou com o sonar. Também pode ser utilizado para medir variáveis ambientais como temperatura, luminosidade, ou som. Pode emitir sons e sinais luminosos através de LEDs. Se movimenta através de servo motores programáveis. Outros sensores podem ser acoplados através de uma porta de comunicação na sua parte superior. O robô é alimentado por um conjunto de 6 pilhas AA e programado através de um cabo do tipo USB.

 

 

Quem desejar antecipar as Capacitações, pode acessar o website para encontrar fornecedores do Kit de Robótica do projeto ROBO+EDU e Multiplicadores para auxiliar na implementação do projeto na sua escola.

Kit de Robótica ROBO+EDU
 
 

Os manuais de montagem, caso você deseje desmontar/montar seu robô, pode ser obtido aqui:

Manual de Montagem
 
 

Software
 
 
Os kits de robótica ROBO+EDU são baseados na plataforma aberta Arduino e podem ser programados diretamente através da sua interface. Com uma linguagem derivada do C++ e uma interface multi-plataforma, que integra compilador, editor e drivers de comunicação com a placa, são práticos de se programar e possuem uma sintaxe muito próxima com linguagens usadas profissionalmente.
 
Para trabalhar com alunos inexperientes e mais jovens, os kits ROBO+EDU também possuem uma biblioteca de programação através da qual pode-se referenciar os seus componentes diretamente pelo seu nome. Por tornar a programação mais abstrata, ela permite comandar o robô sem um conhecimento profundo de eletrônica.
 

 
Além dessa biblioteca, é disponibilizado uma versão traduzida do Ardublock, projeto aberto de uma plataforma de programação visual. Com ela, pode-se programar através de blocos visuais que listam de uma forma intuitiva os comandos disponíveis e mostram como eles ser usados. O Ardublock també elimina eventuais problemas de erros de sintaxe, muito comuns para iniciantes, tornando a programação ainda mais fácil.
 

 

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO – Facilitamos, apenas é necessário baixar o arquivo, descompactar a pasta e executar o Arduino. Dentro do programa temos o Ardublock.
 
Instalação para Windows:
 
Ardublock Windows ROBO+EDU v4 16/10/2015
 

Instalação para Linux:

Ardublock Linux ROBO+EDU v4 16/10/2015
 


ensino