Segunda Opinião Formativa

Plataforma Ares

Dengue: manejo clínico do paciente

O vídeo trata da dengue, doença infecciosa febril aguda, considerada um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil. Informa sobre modos de transmissão, diagnóstico e tratamento. Lista as principais indicações para internação hospitalar de pacientes com a doença e fornece orientação aos profissionais de APS relacionada à notificação de casos suspeitos ou confirmados de dengue ao serviço de vigilância epidemiológica.
Palavras-chave DeCS

Vírus da Dengue; Dengue; Vigilância Epidemiológica; Saúde Pública;

Segunda Opinião Formativa: quais são as diferenças entre os sintomas da dengue e da febre amarela?

Reúne informações básicas sobre os principais sintomas da dengue e da febre amarela. Fornece orientações aos profissionais de saúde sobre aspectos a serem levados em consideração para diferenciar febre amarela e dengue.
Palavras-chave DeCS

Vírus da Dengue; Vírus da Febre Amarela;

Qual a especificidade e sensibilidade do teste rápido da dengue e que tipos existem?

Resposta sistematizada para pergunta feita por médico, originada de teleconsultoria, sobre especificidade e sensibilidade do teste rápido da dengue. Reúne informações sobre exames sorológicos e laboratoriais que podem ser utilizados para confirmar o diagnóstico de dengue.
Palavras-chave DeCS

Vírus da Dengue; Testes Laboratoriais; Diagnóstico;

Webpalestra sobre a febre de Chikungunya (CHIK), doença causada por um vírus transmitido pela picada de mosquito infectado da família Aedes, o mesmo que transmite a dengue. O vídeo apresenta uma síntese das manifestações clínicas da doença e traça uma comparação entre a febre de Chikungunya e a dengue. Informa sobre classificação de risco, manejo clínico, controle de vetores e oferece aos profissionais de saúde orientações sobre como notificar casos de febre de Chikungunya.
Palavras-chave DeCS

Vírus Chikungunya; Vírus da Dengue;

Ministério da Saúde

Febre de Chykungunia – Manejo Clínico

O Mosquito da Dengue Pode Matar. E é ainda mais perigoso para gestantes. Proteja-se.