Uma abordagem lúdico-real-didática para o ensino de rodovias na graduação.

O Projeto Ponto de Partida consiste na união de técnicas de ensino-aprendizagem como o Project Based Learning (PBL), Team Based Learning (TBL) e Jogos Educacionais, e é caracterizado como uma proposta Lúdico-Real-Didática, com o objetivo de oferecer ao aluno de graduação da disciplina de rodovias um ambiente que o qualifique segundo as expectativas do mercado para com o profissional de engenharia.

No início do período letivo, os alunos são reunidos em equipes e tomam a identidade de uma empresa fictícia que irá concorrer por um projeto de infraestrutura viária. Durante o decorrer do semestre, são simuladas as principais fases de uma concorrência real, como a elaboração do EVTEA, uma Audiência Pública e o calculo, distribuição de Ofícios Circulares e o calculo do orçamento final do projeto segundo o SICRO/DNIT. Todas as etapas do projeto viário, desde a obtenção de dados do terreno à geração das pranchas e relatórios técnicos, são realizadas no utilizando o SAEPRO.

Através do PBL (real-didático), busca-se oferecer ao aluno a possibilidade de atuar como um verdadeiro engenheiro (coordenando, realizando estudos e projetos e fiscalizando) em um cenário real. A utilização de jogos educacionais (lúdico-didático) acontece no momento em que são formadas equipes que atuam como empresas concorrentes, em busca do melhor projeto de rodovias, que é definido ao final do semestre em uma concorrência pública. 

No ensino de engenharia a utilização de problemas e cenários reais proporciona um melhor entendimento sobre o conteúdo, e a “ludificação” motiva os alunos no desenvolvimento do melhor projeto possível.

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