loading content..

Notícias

Geral

Programação Som no Salão 2019

Categoria: Geral

O projeto Som no Salão inicia sua 9ª edição com show de Jorge Foques no dia 30 de outubro às 20h, no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), com entrada franca.

AYÒ (do Ioruba) significa Alegria, Felicidade. Espetáculo de Jorge Foques que conta com participação de artistas e grupos convidados para a interpretação e performance de temas desenvolvidos e apropriados pela língua portuguesa, advindos da cultura Iorubá, Cinyanja e demais expressões pesquisadas a partir do projeto Africa Language que deu origem ao CD lançado em 2010, promovendo a poliritmia do afrobeat, bem como as expressões e nuances já desenvolvidas no estado, como parte integrante da cultura brasileira.

A apresentação conta com a banda formada por Alexandre Foques (bateria), Luiz Souza (baixo), Alexandre Lemos (percussão osi), Henrique Branka (percussão òtun), Marco Farias (teclados), Izaldo Vieira (Banjo), Sérgio Dias (Trombone), Gelson Tuzinho (Trumpete), Gunter Jr (Sax). Os convidados são: Paulo Dionísio, Marietti Fialho, Daciara Collor, Angelina Burlacenko e Dj Piá. Os vocais são de Mariana Melo, Claudia Barros, Luana Fernandes, Mara Almeida e Silvia Duarte. As coreografias e performances serão apresentadas por Carla Pires e Cia Brazil Estrangeiro; grupo Africanamente, Renata Mouray, Bia Rodrigues e Perla Santos. A iluminação é de Bathista Freire e o som de Bruno Klein.

 O evento propõe a recepção do grande público por meio do AfroShopping, ambiente de exposição de produtos de origem africana, para um breve intercâmbio e discernimento prévio da linguagem trazida pelo show.

SOBRE O PROJETO:

Criado em 2010, o Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que tem como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais. São trabalhos cuja originalidade, singularidade e qualidade possibilitam uma experiência sonora para além do entretenimento. Desenvolvido e coordenado pela administração do Salão de Atos da UFRGS, o Som no Salão tem o objetivo de promover o acesso e firmar uma ação cultural para este espaço, que é um dos principais equipamentos culturais de Porto Alegre.

O projeto recebe a cada ano cerca de cem inscrições. Já passaram pelo palco artistas como Trabalhos Espaciais Manuais, Dona Conceição, Afroentes, Daniel Debiagi, Paola Kirst, Três Marias, Voo Livre e Conjunto Linhares, Conjunto Musical La Digna Rabia, Banda Calote, Raquel Leão, Trem Imperial, Tratak, Bhia Tabert, Fruet& Os Cozinheiros, Caio Martinez, Bandinha Di Da Dó, Funkalister, Marcelo Birck, Gustavo Telles & Os Escolhidos, Quiçá, se Fosse, Bianca Obino, Coletivo Medula de Experimentos Sonoros, Quinteto Canjerana, entre outros. Os artistas contemplados ganham todas as condições técnicas de palco e de divulgação para a difusão do trabalho, além de terem seu show gravado pela UFRGS TV, que é parceira do projeto.

Confira a programação deste ano:

30 de outubro – JORGE FOQUES - AYÒ (do Ioruba) significa Alegria, Felicidade. Espetáculo de Jorge Foques e banda, com obra interpretada por Paulo Dionísio, Marietti Fialho, Daciara Collor, Angelina Burlacenk. Coreografia e performances por Carla Pires e Cia Brazil Estrangeiro, Africanamente e Perla Santos.

13 de novembro - ALPARGATOSEspetáculo “Trilogia dos Erros” é o percurso pelas tentativas de encontrar uma identidade musical, flertando com diversos estilos e influências ao longo do processo de construção das músicas dos 3 EPs da banda. Participação de Anaí Corrêa, grupos de rap Mun-Rá e Saskia.

27 de novembro – AS AVENTURAS - Lançamento do disco Mulher – Panthera da banda instrumental formada por 5 mulheres, com sonoridades dos anos 50 a 70, influenciadas pelo gênero da surf music, uma estética contemporânea que reúne elementos do prog, da mpb e do rock. Participação Pata de Elefante.

04 de dezembro – PAULINHO PARADA - Espetáculo do disco “Onde Dorme o Sol” com uma variedade de ritmos como Samba, Baião, Tango, a forte influência do Choro e a busca por timbres e sonoridades novas, mesclando equipamentos de gravação antigos e atuais. São composições que retratam sentimentos sobre paixão, nostalgias e cotidiano Porto Alegrense.

Para mais informações, acesse: www.ufrgs.br/somnosalao ou facebook.com/somnosalao Instagram @somnosalao

Artes de divulgação: Ana Carolina Porazzi Antunes - bolsista designer

Voltar

Contato

FALE CONOSCO

ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO OU DE NOSSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

A Administração do Salão de Atos se localiza no mezanino do prédio em frente à Reitoria da UFRGS, na Av. Paulo Gama, 110.

Os principais contatos são: +55 51 3308- 3066 e + 55 51 3308-3058 ou salaodeatos@ufrgs.br