O Salão de Atos constitui-se em equipamento cultural da Universidade, criado para sediar e viabilizar atividades que qualifiquem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, além de promover a interação da Universidade com a Sociedade.
Desde sua construção que iniciou em 1954 e que foi concluída em 1957, o prédio do “grande auditório” pertence à composição arquitetônica do edifício da Reitoria da UFRGS. A localização em frente ao Parque Farroupilha e o fato de ser circundado por duas amplas avenidas que interligam os bairros ao centro da cidade são o que privilegia e facilita o acesso para receber um grande número de público frequentador.
Historicamente, o Salão de Atos mantém o compromisso de aproximar a comunidade universitária e a população de Porto Alegre com a Universidade, a partir das inúmeras atividades acadêmicas e culturais que ali acontecem, sempre acompanhando o desenvolvimento social e cultural da instituição.
Em Agosto de 1988, o espaço foi reinaugurado após reforma que durou mais de dois anos, cuja principal mudança foi estabelecer um plano inclinado que une o palco ao mezanino, dando ao local uma nova configuração espacial e funcional, além da ampliação da boca de cena do palco, oferecendo também condições de visibilidade e conforto para toda plateia que passou a ter três níveis. Essa nova configuração deu surgimento a Sala II, pequeno auditório localizado embaixo desse plano inclinado.
Em 2015, seguindo as necessidades de modernização, atualização da ergonomia e adequação às normas de acessibilidade e segurança vigentes, tem-se a segunda reinauguração dos espaços, após a substituição de todas as poltronas e carpetes. Essa qualificação dos espaços tem o intuito de assegurar a excelência na realização das atividades, tais como solenidades de Colação de Grau, Aulas Magnas, Congressos Científicos e Acadêmicos, Conferências, Concertos, Espetáculos Artísticos de Música, Teatro e Dança.