Atividades trazem distribuição de hortaliças e discussões sobre saúde da mulher na Mostra Interativa

A Mostra com diversas exposições aconteceu no pátio do Instituto de Letras da UFRGS e contou com conversas e trocas de experiências


25 outubro, 2019
Mariana Guazzelli

A extensão possui um papel fundamental na Universidade. A Mostra Interativa do Salão de Extensão tem como objetivo divulgar, informar e expor os trabalhos extensionistas à comunidade interna e externa da Universidade. Durante a Mostra da 20ª edição Salão foram expostos, ao todo, 15 projetos que proporcionaram diálogos entre os organizadores dos trabalhos e o público.

A exposição “Horticultura Urbana: Promoção de socioeconômica e segurança alimentar” trabalhou com o incentivo da produção de alimentos no meio urbano. Ensinar a cultivar uma horta em casa e na comunidade foi uma das principais pautas do projeto. Ao final, o grupo distribuiu gratuitamente hortaliças e condimentares para que o visitante tenha o incentivo de criar seu próprio cultivo. Com a coordenação da professora da Faculdade de Agronomia, Tatiana da Silva Duarte, contou que o projeto está em atividades há oito anos, e há quatro na Mostra. Foram apresentadas formas de cultivo dentro dos centros urbanos com o uso de garrafas pet, de galões de água e com bandejas.

Já a atividade “O que as pessoas deveriam saber sobre gestação, parto, nascimento e aleitamento materno” buscou por meio da mostra abordar o assunto sobre gestação, parto e nascimento para esclarecer dúvidas, diminuir ansiedades. O projeto apresentou suas ações com um jogo de tabuleiro chamado “Trilha Família Amamenta”, que tem a finalidade de promover o aprendizado das crianças na temática do aleitamento materno, de maneira lúdica e divertida, podendo ser estendido aos adultos também. “Trabalhamos em escolas públicas com idades de sete a onze anos, de terceira a quarta série. Trabalhamos através de três encontros com questionários, jogos e esclarecimento de dúvidas. Com essa atividade, ensinamos eles a praticarem o respeito uns aos outros”, contou Giovana Freitas, estudante do curso de Enfermagem da UFRGS bolsista do projeto de extensão.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support