Regulamento

O 20º SALÃO DE EXTENSÃO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul faz parte do SALÃO UFRGS 2019, que acontecerá no período de 21 a 25 de outubro de 2019, no Campus do Vale/UFRGS.

O Salão de Extensão visa à mostra, divulgação e integração das atividades de extensão que são desenvolvidas pela UFRGS. Este evento possibilita momentos de reflexão e discussão sobre o fazer extensionista, gerando um ambiente de troca e debate entre a comunidade acadêmica e parceiros da sociedade.

O evento está estruturado nas seguintes modalidades: Mostra Interativa, Tertúlias, Oficinas e Planetário Itinerante.

São comuns a todos os eventos que compõem o Salão UFRGS 2019 as solenidades de Abertura e de Encerramento, com sessão de premiação dos destaques.

1 Programação geral


MOSTRA INTERATIVA

21/10/2019, das 14h às 17h
22 a 24/10/2019, das 9h às 17h
25/10/2019, das 9h às 12h

Local – Estande na área externa do Instituto de Letras / Campus do Vale

TERTÚLIAS

Data – 22 a 24/10/2019 – das 9h às 12h
Local – Salas de aula do Instituto de Letras / Campus do Vale

OFICINAS

Data – 22 a 23/10/2019 – das 13h30 às 17h
Local – Salas de aula do Instituto de Letras / Campus do Vale

PLANETÁRIO ITINERANTE

Data- 21/10/2019, das 15h às 17h
22 a 24/10/2019, das 9h às 17h
25/10/2019, das 9h às 12h

Local – Área externa do Instituto de Letras / Campus do Vale

SESSÃO DE PREMIAÇÃOSessão de Premiação dos destaques

Data – 25/10/2019 – 16h30min às 18h
Local – Salão de Atos / Campus Centro

Topo


2  Inscrições de trabalhos


a) As inscrições de trabalhos ocorrerão por meio eletrônico, no Portal da Extensão, no período de 12 de agosto a 02 de setembro de 2019, até 18h.

b) Serão disponibilizadas vagas para inscrição de trabalhos nas modalidades Tertúlia, Mostra Interativa e Oficinas.

c) Os trabalhos inscritos serão selecionados, levando-se em consideração o objetivo das modalidades propostas e a disponibilidade de vagas conforme horário e espaço físico.

d) Poderão ser inscritas somente atividades de extensão devidamente registradas no Sistema de Extensão da UFRGS, com realização em 2018 e/ou 2019.

e) Os trabalhos inscritos deverão apresentar correlação direta com as atividades de extensão das quais se originam.

f) Na modalidade Tertúlia poderão ser inscritas atividades de extensão da UFRGS e de outras Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul – IES/RS.

g) Apenas os extensionistas registrados na Equipe de Trabalho das atividades de extensão poderão ser inscritos como expositores, ministrantes, apresentadores e coautores.

h) Aos bolsistas de extensão é obrigatória a participação em uma das modalidades do 20º Salão de Extensão

i) Os extensionistas incluídos na inscrição dos trabalhos devem estar presentes nas respectivas atividades do Salão de Extensão.

j) Nas modalidades Mostra Interativa e Oficinas, as inscrições de trabalhos deverão ser realizadas pelos coordenadores das respectivas atividades de extensão, explicitando a forma de apresentação do programa/projeto na respectiva modalidade.

k) Na modalidade Oficina, a inscrição deverá conter obrigatoriamente um resumo descritivo da atividade.

l) Na modalidade Tertúlia, as inscrições das atividades de extensão da UFRGS deverão ser realizadas pelos respectivos coordenadores ou ser iniciadas por aluno de graduação integrante da equipe de trabalho, com encaminhamento final pelo coordenador.

m) As inscrições dos trabalhos de outras IES/RS, na modalidade Tertúlia, serão efetuadas exclusivamente através das suas respectivas Pró-Reitorias de Extensão ou instâncias equivalentes, mediante credenciamento e recebimento de habilitação da PROREXT e do CPD da UFRGS.

n) Cada atividade de extensão poderá ser inscrita em somente uma modalidade além da Tertúlia.

Topo


3  Modalidades


3.1 Mostra Interativa

A Mostra Interativa de atividades de extensão tem como proposta o diálogo, a aprendizagem e a troca de experiências entre os acadêmicos, comunidades envolvidas e o público do Salão de Extensão. Poderão participar desta modalidade atividades que apresentem potencial para dialogar com o público ao longo de todo o evento.

3.1.1 Desenvolvimento

a) Os projetos são organizados de forma a compor um ambiente de acolhimento e proporcionar um diálogo permanente entre as diferentes atividades e o público visitante, em estrutura montada especialmente para este fim.

b) A confirmação dos trabalhos selecionados para a modalidade Mostra Interativa será enviada por e-mail aos coordenadores, que deverão participar de reunião de planejamento com data e local a definir.

c) Será de responsabilidade dos coordenadores das atividades de extensão participantes a montagem e desmontagem de seus projetos na Mostra Interativa. A montagem ocorrerá no dia 21/10/2019 (das 9h30min às 12h), no Campus do Vale, e a desmontagem deverá ser realizada no dia 25/10/2019, das 12h às 14h.

d) Os coordenadores dos projetos não poderão deixar os estandes sem equipe expositora durante o horário de funcionamento da Mostra Interativa.

e) A divulgação das atividades da Mostra Interativa ao público-alvo específico ficará sob a responsabilidade de cada coordenador da atividade de extensão e da sua equipe.


3.1.2 Destaque

a) A escolha de Projeto Destaque na Mostra Interativa se dará através de avaliação por Comissão especificamente designada para este fim, composta por apreciadores convidados, coordenação da modalidade, comunidade acadêmica, representantes da comunidade e coordenação dos projetos participantes.

b) Para a identificação do destaque da Mostra Interativa serão considerados os seguintes critérios, em conformidade com as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (Resolução nº 07/2018-CES/CNE) e observáveis através da interatividade com o público, da criatividade na exposição, do caráter educativo e da relevância da atividade:

I - apresentação e inovação na mostra: dinâmica de interação e comunicação do projeto com o público;
II - a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;
III - a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular;
IV - a produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais;
V - a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.

c) Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios de desempate (nesta ordem): projeto estreante na mostra; maior pontuação atribuída no quesito apresentação e inovação na mostra; maior pontuação atribuída no quesito impacto na formação do aluno.

d) Não serão considerados para destaque da Mostra Interativa projetos que não contem com a participação de alunos nos estandes, assim como projetos que não mantenham equipe permanente durante o período da Mostra.

e) O projeto destaque da Mostra será conhecido na Sessão de Encerramento do Salão UFRGS, quando receberá a premiação.

3.2 Tertúlias

Tertúlia é uma reunião de pessoas interessadas em um mesmo tema para debate, informação e compartilhamento de informações, privilegiando a aprendizagem a partir da troca de ideias e experiências entre as atividades de extensão da UFRGS e de outras IES/RS.

3.2.1 Desenvolvimento

a) As sessões de Tertúlia serão organizadas preferencialmente por eixos temáticos, como oportunidade de conhecimento e aproximação entre os projetos.

b) A distribuição dos trabalhos nas sessões será divulgada no site do evento.

c) Será disponibilizado equipamento multimídia nas salas de aula do Instituto de Letras/Campus do Vale em que acontecerão as Tertúlias. Outros recursos a serem utilizados serão de responsabilidade do coordenador e sua equipe.

d) As sessões de Tertúlia serão organizadas em dois momentos: apresentação da atividade (em até cinco minutos) e debate entre os participantes (com aproximadamente uma hora e meia de duração).

e) As atividades de extensão serão representadas pelo seu coordenador e por até dois apresentadores, em que pelo menos um deve ser aluno de graduação – todos registrados como integrantes da equipe de trabalho da respectiva atividade.

f) O mediador da sessão, responsável pela condução dos trabalhos, será definido previamente dentre os representantes das atividades de extensão da Tertúlia.

g) Cada Tertúlia contará com a participação de um apreciador convidado, visando à identificação do destaque da sessão.

3.2.2 Destaques

a) Mediante avaliação dos apreciadores e de cada projeto participante da Tertúlia, em ficha específica, será identificado um projeto destaque por sessão, a ser divulgado na manhã do dia posterior à realização dos trabalhos.

b) A identificação dos destaques das Tertúlias se dará por avaliação holística, levando-se em conta o desenvolvimento da atividade, sua relevância acadêmica e social e sua participação na Tertúlia (apresentação e debate), considerando-se como critérios as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (Resolução nº 07/2018-CES/CNE, artigo 5º):

I - a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;
II - a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular;
III - a produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais;
IV - a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.

c) Para a apreciação das atividades de extensão de cada sessão, poderão ser considerados:

• o resumo apresentado na inscrição dos trabalhos;
• o Formulário de Proposta de Extensão, disponível no Catálogo da Extensão (http://www1.ufrgs.br/extensao/catalogo/catalogo.php); e
• a participação dos integrantes dos programas/projetos na Tertúlia.

d) Em casos de empate, prevalecerá a avaliação do apreciador convidado, a quem cabe, além de atribuir pontuação, elaborar parecer qualitativo da sessão.

e) Dentre os destaques das sessões, serão identificadas as oito atividades de extensão destaques da modalidade Tertúlia, da documentação das respectivas sessões por Comissão especificamente designada para este fim.

f) Não serão destaques da modalidade as atividades de extensão inscritas que não atenderem aos itens deste Regulamento.

g) Os destaques de cada sessão deverão estar presentes na Sessão de Encerramento do Salão UFRGS para receber a premiação. Nesta ocasião, serão premiadas também as oito atividades de extensão identificadas como destaques da modalidade no 20º Salão de Extensão.

3.3 Oficinas

As Oficinas se caracterizam por oportunizar, à comunidade acadêmica e ao público em geral, o conhecimento de atividades de extensão desenvolvidas pela UFRGS junto a público específico. As Oficinas oferecem atividades vivenciais e produção de materiais e/ou apresentam tópicos de conteúdos trabalhados nas atividades de extensão, possibilitando a reflexão acerca da prática extensionista e consolidando procedimentos e metodologias desenvolvidas.

3.3.1 Desenvolvimento

a) As Oficinas terão uma hora e trinta minutos de duração e ocorrerão nas salas de aula do Instituto de Letras/Campus do Vale.

b) Haverá equipamento multimídia disponível nas salas. Outros materiais necessários para a execução da Oficina são de responsabilidade do coordenador da atividade de extensão.

c) A atividade deverá ser ministrada pelo coordenador e/ou demais integrantes da equipe de trabalho, não sendo permitido o desenvolvimento da mesma exclusivamente por alunos.

d) A confirmação dos trabalhos selecionados para a modalidade Oficina será enviada por e-mail aos coordenadores, que deverão participar de reunião de planejamento com data e local a definir.

e) A divulgação da Oficina a público-alvo específico ficará sob a responsabilidade do coordenador da atividade de extensão e da sua equipe.

3.4 Planetário Itinerante

O Planetário da UFRGS Prof. José Baptista Pereira estará presente no 20º Salão de Extensão através do Planetário Itinerante Digital, uma cúpula inflável com equipamentos de projeção e som portáteis, com capacidade para 50 pessoas por sessão. Através dele os visitantes poderão viajar pelo Cosmos experimentando uma profunda imersão no céu diurno e noturno.

As sessões serão abertas para os estudantes da educação básica participantes do Salão Jovem e para a comunidade interna da UFRGS, com inscrição prévia, a ser realizada diretamente no Planetário.

Topo


4  Publicação dos trabalhos


a) Os resumos de todos os trabalhos apresentados no 20º Salão de Extensão serão publicados nos anais do evento, através do Repositório Digital LUME/UFRGS.

b) O resumo deve ter uma frase introdutória com o assunto do trabalho e abordar os objetivos, metodologia e processos avaliativos, com ênfase no desenvolvimento da prática extensionista junto ao público-alvo. No caso da Mostra Interativa e das Oficinas, deve ser destacada a proposta de apresentação do projeto na respectiva modalidade.

c) O texto deverá conter até 3.000 caracteres, escrito em português, em sequência de frases concisas (e não enumeração de tópicos), sem inserção de imagens, equações ou fórmulas, sem negrito ou marcações especiais.

d) Serão inseridos automaticamente pelo sistema os campos de título da atividade, descritores, nome do coordenador e dos demais membros da equipe inscritos no evento.

e) A publicação deverá ser autorizada pelo coordenador de cada atividade de extensão no formulário da inscrição dos trabalhos.

Topo


5  Inscrições de participantes


a) Haverá inscrição prévia para participantes das Oficinas através do site do 20º Salão de Extensão no período de 23 de setembro a 11 de outubro de 2019. Se ainda houver vagas, poderá ser aberta inscrição no local e horário de cada Oficina.

b) Para as demais modalidades, as inscrições de participantes ocorrerão exclusivamente no local e horário das atividades.

Topo


6  Disposições gerais


a) Os casos omissos serão submetidos à Comissão Coordenadora do 20º Salão de Extensão.

Topo


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support